11/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Reduzindo o rodapé da loja


Esse título da postagem ficou meio estranho né?

Mas a verdade é essa mesmo. Acontece que muitos ficam lotando o rodapé de opções e menus acreditando que vai fazer muita diferença e ou dar um visual melhor.

Pois eu particularmente já penso bem diferente. Eu por exemplo não vou no rodapé de uma loja a procura das categorias por exemplo. Se for o mapa do site até concordo.

Mas vamos lá. O artigo de hoje vamos reduzir nosso rodapé removendo excessos. Desta forma deixando um visual mais limpo e até mesmo ajudando para que a loja fique mais leve. Inclusive pelo fato do Prestashop ser um sistema muito completo que chega a ser um pouco pesado.


Então logue na área administrativa de sua loja e vamos por a mão na massa.

A primeira coisa que farei é remover estas categorias do rodapé. Daí é uma decisão sua manter ou não na sua loja.



Então vamos na opção MÓDULOS>>MÓDULOS


Role a página até a barra de busca e digite "Bloco de categorias"




Você pode clicar em configurar e personalizar da sua forma, eu já desabilito por duas razões:
1) Acredito que na maioria dos casos não é no rodapé que o visitante da página vai procurar as categorias, a não ser que no corpo não tenha a informação.
2) Faço tudo que posso para que a loja fique mais leve.

Então já vou é clicar na seta rente ao botão Configurar e apagar ele. Pois nem penso em ativá-lo um dia.


 Agora, que não tenho mais essa Categoria no rodapé meu próximo passo é reduzir o Menu Informação:





Para isto da mesma forma que anteriormente, na seção de Módulos procure por "Bloco de cms".


Caso prefira você pode remover também da sua loja. Porém na minha opinião tem umas opções interessantes. Então clicando em configurar vou personalizar a meu modo.

Baseado no padrão da instalação alguns itens já são habilitados . Eu quero deixar o mínimo possível.

Vamos então analisar as opções:

Promoções: Posso usar de banners e outros artifícios até mais chamativos. Este vou remover.
Novidades: O mesmo caso de promoções. Removo também.
Mais vendidos: Sinceramente, eu acho o porcentual de pessoas que vai lá ver os produtos mais vendidos pra saber o que comprar. Geralmente ela vai atrás de algo que já tem em mente. Removo também.
Nossas Lojas: Caso for uma rede, aí sim.. interessante. Mas se for uma loja virtual ou uma loja que possui apenas uma loja física. Não tem necessidade . No meu caso removo também.
About  us (que seria sobre nós), Isto posso usar de outras formas no corpo do site que mostraremos futuramente. Vou remover essa opção também.

Vou deixar:
Fale conosco
Mapa do site
Terms and conditions of use ( termos e condições de uso), que é onde posso explicar sobre garantia, modo de entrega, e algo para que previna de futuras desavenças. Repare que este está em inglês e que neste módulo você não muda isso. Porém estes acertos serão mostrados em futuras postagens.

No meu caso ficou assim:



Salvo e agora veja como melhorou bastante:





Para ver on line clique aqui.









Outras postagens deste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...