18/09/2015

Qual escolher? | Post 2




O google tem como objetivo entregar para o usuário o melhor conteúdo a partir de onde ele estiver independente do usuário fornecer sua localização.  A um tempo atrás ele mostrava em uma pesquisa quando o site era compatível com dispositivo móvel ou não, portanto agora ele mudou sua logística de forma os sites que não são compatíveis ou não tem uma versão para dispositivos móveis são penalizados.



Para saber se seu site está adequado as exigências do Google para dispositivos móveis clique aqui digite o endereço do seu site e clique em analisar.



Portanto houveram algumas confusões de interpretação sobre sites preparados para dispositivos móveis e sites responsivos. Um site responsivo pode não passar nos testes da google. Veja mais  clicando aqui.




O Webacappella lançou sua versão responsiva do programa (WA RC), portanto apesar de estar usando  e até já ter feitos vários sites com a mesma; não fiquei satisfeito com o resultado. Tem muito a melhorar ainda. Mais pra frente irei até criar uma série de postagens comparando situações que a WA RC perdeu muito para a WA 4.



No entanto não é necessário termos o Webacappella Responsive para que  desenvolvemos um site em versão mobile seguindo as exigências do Google para não ser penalizado.




Alguma exigências do Google são:


  • Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash
  • Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom
  • Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom
  • Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade



Mas o ideal é ir criando o projeto e ir testando no link informado acima para testes.




Alguns mitos surgiram por aí que para ser melhor posicionado no google o site deveria ser responsivo. Então vamos ver o que o Google fala sobre o site não ser penalizado.



1) Sinalize para o Google quando uma página é formatada para dispositivos móveis (ou tem uma página equivalente formatada para dispositivos móveis). Isso ajuda o Google a veicular adequadamente seu conteúdo nos resultados de pesquisa aos usuários



2) Mantenha os recursos rastreáveis. Não use o robots.txt para bloquear o acesso de mecanismos de pesquisa aos arquivos essenciais no seu site que ajudam a processar a página (incluindo anúncios). Se o Googlebot não tiver acesso aos recursos da sua página, como CSS, JavaScript ou imagens, talvez não detectemos que ela foi desenvolvida para exibir e funcionar bem em um navegador para dispositivos móveis. Em outras palavras, podemos não detectar que a página é "compatível com dispositivos móveis" e, portanto, não exibi-la adequadamente aos usuários de dispositivos móveis que realizarem pesquisas



3) Evite erros comuns que frustram os visitantes em dispositivos móveis, como vídeos que não podem ser reproduzidos (por exemplo, a maioria do conteúdo significativo da página em formato de vídeo em Flash). 





Bom, até agora o Google não menciona em nenhum momento que o site responsivo tem alguma preferência por ter uma versão mobile do site. No entanto tem muita coisa pra vir.


O que ainda não sai da minha cabeça durante todo este estudo é porque o próprio site do Google não seja responsivo. Pois se você redimensionar a tela do seu navegador verá claramente a barra de rolagem horizontal. Entende-se que o próprio Google prefere uma versão mobile do site.



O que entendo que para o Google o que importa é sempre entregar a melhor experiência para o visitante do site independente se é algo adaptável ou específico; ou seja; responsivo ou versão mobile.





Mas então, o que fazer? um site responsivo ou uma versão Mobile do site?



Vamos então analisar as vantagens e desvantagens de cada caso.:





RESPONSIVO:




ALGUMAS VANTAGENS


  • Existem várias dimensões de tela para tablets, notebooks, smartphones e até notebooks , desktop e televisores. Com o responsivo o site vai se adequar automaticamente para cada uma delas.
  • Você constrói e dá manutenção em um site só.
  • Consistência: O visitante do site terá o mesmo conteúdo tanto visitando o site pelo desktop ou por um dispositivo móvel. Todo o conteúdo será mostrado independente do dispositivo que o visitante esteja usando.
  • Possuir apenas uma url que facilita o processo de rastreamento através das ferramentas de analytics.
  • O site já está previamente preparado no caso de um novo dispositivo surgir.





ALGUMAS DESVANTAGENS

  • Lentidão: Dependendo da forma que é construído pode ocasionar demora ao carregar, algo que o Google não gosta. Pois para o Google o usuário de dispositivos móveis tem que ter a mesma sensação de estar navegando pelo desktop.
  • Complexabilidade: Um site responsivo, funcional, rápido exige muito mais complexabilidade para ser construído, requer mais scripts e códigos. Requer mais planejamento e preparo; o que pode se tornar mais demorado criar uma versão responsiva do que um site para desktop com sua versão mobile. Como vimos no artigo anterior; alguns sites pareciam ter uma versão mobile e uma versão desktop devido o fato de imagens mudarem de um dispositivo para outro. No entanto; ha como fazer através de códigos que essa mudança ocorra dependendo do dispositivo usado. Como disse, é mais trabalhoso. Sem contar que gastará mais tempo com testes pela ferramenta do Google.
  • Como o conteúdo não é totalmente otimizado para dispositivos móveis, às vezes, os sites responsivos apresentam grandes desafios para a navegação, tanto do ponto de vista dos desenvolvedores (arquitetos de informação, designers de interfaces e programadores) quanto do ponto de vista dos usuários (que terão grandes expectativas em relação à interface)



VERSÃO MOBILE



ALGUMAS VANTAGENS



  • Por ser projetado focando justamente para ser usado em dispositivos móveis, possui muito menos códigos, scripts, CSS, imagens  e arquivos html. Você pode eliminar por exemplo videos em flash que se usa no site pra desktop. Sendo na versão desktop tem , mas no mobile não tem. Desta forma se torna muito mais fácil de se usar e entender.
  •  Navegação customizada: Fica muito mais leve, pois é construído focado no que o usuário do dispositivo móvel procura. Mostrando apenas o conteúdo necessário, removendo o que é supérfluo; ou seja, qualquer coisa que possa ser administrada através de um CMS, como documentos, imagens extras e elementos que são carregados através de CSS ou JS. 
  • Muito mais rápido de se carregarem do que um site responsivo. Esta deve ser a principal razão de gigantes como Facebook, Submarino preferirem uma versão mobile. Imagine um site como o Submarino se fosse um site responsivo quanto tempo gastaria  para carregar. Os visitantes desanimariam de entrar e consequentemente o site perderia vendas. 
  • Muitas das vezes é  mais rápido desenvolver site  em duas versões do que um site responsivo o qual tem que se preocupar com o ajustes dos elementos dentro das exigências do Google. Pois não é por ser responsivo que o site passará no teste do Google. 
  • Versão mobiles é possível implementar componentes de funcionalidades específicas para Smartfones, como ligações telefônicas com apenas um toque, e até mesmo ferramentas de  geolocalização.





ALGUMAS DESVANTAGENS



  • Múltiplas urls, o que se não for bem trabalhado pode causar complicações para SEO.  
  • O compartilhamento nas redes sociais também se torna um problema devido as ferramentas Open Graph Facebook serem inseridas nas propriedades do site. O que pode ser contornado se não publicar o site para desktop no public_html (veremos sobre isto mais na frente) 
  • A criação de um site  mobile requer que o conteúdo seja substituído, modificado e atualizado em alguns locais diferentes. Sendo que se usar uma ferramenta administrativa de conteúdo no site, possa ser que tenha que atualizar em dois locais e ou ate mesmo usar dois sistemas de conteúdo em pastas diferentes na hospedagem. 
  •  Na medida que mais dispositivos móveis aparecem, haverá a necessidade de estar atento para o design do site nestes lançamentos. Um site mobile que parece ótimo em um aparelho e  horrível em outro – Exigindo atualização, reprogramação ou a construção de uma 3ª versão desse site. 
  • A versão mobile, geralmente, é um pouco diferente (tanto em termos visuais quanto em termos funcionais) da versão para desktop. É preciso investigar se os usuários esperam por uma experiência universal e consistente (e o quanto eles podem se sentir afetados, caso essa experiência uniforme não seja entregue).





E agora já se decidiu?


Vamos ajudar você: 



Faça uma lista o de tudo que terá no seu projeto. Depois reveja a lista marcando na frente de cada item com um (x) se aquele item é realmente necessário na versão mobile levando em conta as complicações da mesma na versão mobile. 

Se mais da metade da lista estiver marcada com um (x) é um momento em pensar em ter um site responsivo; caso contrário opte pela versão mobile sem pensar duas vezes. 


Ao fazer essa avaliação não esqueça do Foco. Imagine você no lugar do internauta e o que você realmente precisaria ver nesse site estando pelo celular. Como disse na postagem anterior, realmente o crescimento de navegação pelo celular aumenta a cada dia que passa. Mas é visível aos olhos que a maioria está em bate papo, sites de relacionamento, lendo matérias em blogs e afins. Sem contar utilizando aplicativos e não visitando websites.





Tem um artigo na  LocalWeb que achei interessante e vou deixar o link aqui para quem interessar. http://blog.locaweb.com.br/produtos/sitemobile/




Referente a SEO, falam-se por aí que deverá ter duas campanhas no caso do mobile. 



Mas... pensando bem; muitos  fazem a versão desktop na url principal e redirecionam para uma pasta mobile caso seja navegado pelo dispositivo móvel.  Não é necessário esta divisão de pastas; pode-se ser feito usando o mesmo local para todas as versões juntas. 
Mas na frente, ao decorrer do tempo, nas postagens desta série estarei mostrando todo o passo a passo.





A vantagem do WebacappellaShow é que não temos nada a perder de fazer este teste.



Então faremos o seguinte, vamos pensar diferente, vamos criar um site pro WebAcappellashow tanto usando o WA 4 com versões mobile, quanto o WA RC 


A responsiva será mais para testarmos pelas ferramentas do Google e compararmos o trabalho que iremos ter; além de passar dicas e plugins para sites com o objetivo de serem responsivos.


E mais, na criação destas versões utilizaremos tanto sistemas de administração de conteúdo, como também a loja Prestashop com Webacappella (no caso da Versão WA4)

Mas não dá pra fazer tudo de uma vez e em um dia só né galera. Quem dera eu pudesse ficar por conta do WebacappellaShow. Mas é fato e visível aos olhos de todos que: Tento manter o blog o mais frequente possível mesmo com minhas responsabilidades diárias.




Pois é isso aê turma do bem!!! Acompanhe o blog. 




E gostaria de passar um aviso: Atualizações, melhoras e alguma errata em qualquer postagem do blog; só será divulgado em nossa Fan page. Então curta para ficar por dentro..Abraços a todos e uma boa noite de sono.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...