18/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Cadastrando categorias


Vamos dar uma pausa no layout do tema padrão da loja Prestashop para trabalharmos com o cadastramento de categorias na nossa área administrativa.

Isso pois, como podem observar na imagem abaixo: As imagens de banners podem ser relacionadas a alguma parte da própria loja.



Então poderíamos usar as áreas dos banners para redirecionar pra categorias criadas como os produtos que estão em promoção, lançamentos, produtos grátis e até mesmo foca uma maior ênfase para uma categoria em que gostaríamos.

Então para não ter o trabalho de criar e inserir os banners sem a url do link e depois ter quer voltar para inserir; criaremos as categorias desejadas primeiro. Evitando assim um retrabalho.


Lógico que as categorias vai variar de cada loja. No caso desta loja exemplo pensei: Supondo que seria uma loja do Webacappella Show o que estaria disponível?

Então planejei de início as categorias com suas subcategorias assim:



CATEGORIA -> SUBCATEGORIA

  • Grátis
  • Lançamento
  • Em promoção
  • Templates
    • Wa 4
    • Wa RC (5)
  • Prestashop
    • Temas
    • Módulos
  • Plugins
  • Scripts
  • Ebooks 
  • Outros
  • Aplicativos
 Então acesse seu painel administrativo de sua loja e vá para CATÁLOGO>>CATEGORIAS




Vamos aproveitar e apagar a(s) categoria(s) exemplos nativas do tema padrão

Basta clicar ao lado do botão ver referente a categoria e selecionar apagar.



Quando se apaga uma categoria o Prestashop tem o cuidado de perguntar o que fazer com os produtos que fazem parte da categoria a ser apagada.

Então você seleciona de acordo com sua situação e clique em Apagar novamente para finalizar a exclusão da categoria.





Então agora vamos adicionar nossas categorias.

Clique no botão + conforme imagem:


Defina no campo Nome o dome de sua categoria
Para que ela fique disponível na loja e apareça no mapa do site marque apresentada como SIM

Informe qual é a categoria superior a categoria cadastrada. Caso seja uma das categorias principais deixe Home marcado


Escreva uma descrição para a categoria. Atenção:  O texto vai aparecer por cima da imagem adicionada para categoria. Então ao criar a imagem (próximo campo) já deixe uma área separada para o texto.
E também configure a cor e estilo do texto usando as opções do editor.





Crie uma imagem (sugiro 870 x 150px) lembrando de separar uma área para o texto. e adicione.


ATENÇÃO PARA UM DETALHE QUE VERÁ NOS PRÓXIMOS CAMPOS.:

Toda vez que se deparar com o seguinte botão:

significa que tem que ser feito o cadastramento para cada idioma .

Por exemplo. a loja exemplo está configurada para que o visitante selecione ou a língua Englis ou a língua Portugue BR.  Então terá q ser cadastrado dados no campo para cada língua.
Eu deixarei a loja apenas para Português, então só vou preencher dados para "br:

Continuando no campo Meta título, preencha com um título pensando em como alguém digitaria nos mecanismos de busca.

No campo meta descrição digite uma descrição da maneira que gostaria que aparecesse nos resultados do google. Tente algo a estimular o interesse das pessoas em visitar a página.


No campo palavras-chaves digite palavras ou trechos de palavras para que ajude os mecanismos de busca localizar a página. Após cada trecho ou palavra pressione enter.


No campo url você pode deixar o padrão fornecido pelo Prestashop ou digitar o seu. Eu gosto muito de personalizar separando as palavras por um hífen (-) . Lembrando que só aceita letras números e caracteres - e _ .

E depois assinale qual grupo de clientes terão acesso a página.


Veja como está ficando a página da categoria Templates até agora:



Agora para você cadastrar uma sub-categoria é simples:

Faça o mesmo processo acima e no campo onde define a categoria clique em "Expandir todos" e marque em qual categoria a subcategoria pertence . No nosso exemplo estou cadastrando a sub categoria de nome "Webacappella 4" na categoria que cadastrei acima de nome "Templates"



O resto dos campos segue o mesmo procedimento.

Veja on line clicando aqui




16/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Bloco CMS Personalizado


Vamos hoje configurar as informações que ficam logo ao lado onde fica o Facebook Like Box no tema padrão do Prestashop.

Esta área é muito útil para disponibilizar informações resumidas de entrega, modo de pagamento, suporte e etc.




Como a maioria das opções do Prestashop vamos trabalhar com módulos.

Então acione MÓDULOS>>MÓDULOS


Role a página até o campo de busca e digite "Bloco de CMS personalizado" 


Se não desejar esta área na sua loja basta clicar na seta rente ao botão Configurar e escolher dentre outras opções.

Agora vamos configurar. Clique em Configurar.




Já existem dois blocos exemplos cadastrados como exemplo. Podemos editá-los ou excluir e criar os nossos.

Acontece que ele possui uma área predeterminada obedecendo as posições que já existem no tema. E algo até que eu considero uma falha é que se cadastrar um terceiro, este não aparece na frente da loja.  Tendo então de manter somente dois cadastrados.



Desta forma eu sugiro que altere os existentes.

Sempre o primeiro cadastrado aparecerá no site da esquerda para direita.

Então vamos personalizar o bloco de nossa loja exemplo. Clica em Editar no desejado.

Será disponibilizado um editor com opções de personalização quanto inclusão de vídeos, links e códigos html.



Outro detalhe importante e que também acho falho é que a área na loja é limitada. Então dependendo do que se incluir não é garantido aparecer na loja. Observe a figura acima a informação inclusa e observa na figura abaixo que houve um corte.



 O ideal então é após salvar verificar na loja e ajustar se necessário.

 Após alterações salve e pronto.

Para ver como nossa loja exemplo está ficando clique aqui.









15/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Configurando o Facebook Like Box


Hoje vamos passar algo bem simples. Porém algumas pessoas tem menor facilidade que outros. E é um detalhe bacana na configuração do nosso tema padrão.

É o Facebook Like Box.
 



Para isto é necessário que sua loja tenha uma Fanpage no Facebook. Caso não tenha crie uma ou então desabilite o módulo.

Então é muito simples. Basta após acessar sua área administrativa da loja acionar a opção MÓDULOS>>MÓDULOS


 Role a página até o campo de busca e digite "Bloco Facebook Like Box"




E clique em Configurar.

Agora simplismente informe a url da Fanpage no campo. Salve e pronto

Caso não deseje utilizar basta clicar na seta rente ao botão configurar e escolher uma das outras opções disponíveis.

Para ver como nossa loja exemplo está ficando clique aqui.

13/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Configurando os links de redes sociais


Continuando a personalizar otema padrão da Loja Prestashop, vamos hoje configurar os links das redes sociais.


links-redes-sociais-loja-prestashop

Então após logar no seu painel da loja Prestashop, vá para MÓDULOS>>MÓDULOS


Role a página até o campo de busca e digite: "Bloco Social"



Sobre redes sociais tenho o seguinte pensamento. Obviamente quanto mais formas de criar uma política de relacionamento com seu cliente ou futuros clientes melhor. Porém para isso você tem que ter uma logística bem disciplinar para manter essas redes sociais atualizadas.  Não adianta ter Fanpage, Canal no Youtube e etc se forem para ficar abandonados. Melhor nem ter de imediato.

Então se sua loja não tem uma Fanpage, um Instagram e ou qualquer outra rede social e você está ciente de não ter como manter atualizado agora; a melhor coisa é desabilitar, desinstalar e até mesmo apagar este módulo.

Lembrando que quanto menos módulo sua loja ficará mais leve.

Para essas opções basta clicar na seta rente ao botão configurar.

Agora caso tenha basta clicar no botão CONFIGURAR

Daí basta inserir em cada campo correspondente a rede social disponível a url da rede social.

Os que tiverem em branco nem aparecerá o ícone correspondente a rede social

 Basta salvar e pronto.

Para ver on line clique aqui.






12/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Configurando o módulo de Newsletter


Uma das opções bacanas que o Prestashop fornece é o módulo de Newsletter. Neste após o cliente tiver se cadastrado pelo campo Newsletter ou no cadastramento da loja optar por receber e-mail o próprio Prestashop envia por exemplo um e-mail avisando quando surgir um novo produto.

Pode-se também enviar mail marketing através de outro módulos adquiridos para esta função.

O que vamos ver hoje é a configuração do Bloco de Newsletter


















Após logado no painel administrativo. Vá para MÓDULOS>>MÓDULOS


Role até o campo de busca e digite "Bloco de Newsletter"


Então clique em Configurar,

No bloco você pode configurar que ao se inscrever será enviado um e-mail de confirmação após se assinar através do campo Newsletter ou após aceitar a opção de envio de e-mails no cadastramento da loja.

Eu geralmente coloco que não, pois hoje tudo é muito rápido e a pessoa não tem muito tempo de ficar confirmando assinatura. E caso ela não deseje mais, terá a opção nos e-mails enviados.

Existe uma opção interessante que é fornecer um desconto após a pessoa se cadastrar, se não desejar fornecer um desconto simplesmente deixe em branco.

Neste módulo já trás a lista de inscritos onde pode-se apagar os desejados. Mas atenção ao clicar no quadro Instrito se caso marcar para desativar, você estará excluindo definitivamente da lista.

Na seção Procurar por endereços simplesmente serve para que você busque por um determinado e-mail na lista de inscrito.

Outra opção interessante do módulo é ser possível exportar a lista de cadastrado para um arquivo CSV que você pode utilizar por outro sistema de mail marketing.

O e-mail o qual é o REMETENTE nos e-mails enviados não se configura neste módulo. Para isso acesse PREFERÊNCIAS>>Contatos da Loja






Na área DETALHES DO CONTATO altere o e-mail da loja para o desejado



Agora caso não queira este módulo na sua loja você poderá desativar como também apagar indo no módulo e através da seta rente ao botão CONFIGURAR e optar por outra opção.







11/01/2017

PRESTASHOP 1.6 - Reduzindo o rodapé da loja


Esse título da postagem ficou meio estranho né?

Mas a verdade é essa mesmo. Acontece que muitos ficam lotando o rodapé de opções e menus acreditando que vai fazer muita diferença e ou dar um visual melhor.

Pois eu particularmente já penso bem diferente. Eu por exemplo não vou no rodapé de uma loja a procura das categorias por exemplo. Se for o mapa do site até concordo.

Mas vamos lá. O artigo de hoje vamos reduzir nosso rodapé removendo excessos. Desta forma deixando um visual mais limpo e até mesmo ajudando para que a loja fique mais leve. Inclusive pelo fato do Prestashop ser um sistema muito completo que chega a ser um pouco pesado.


Então logue na área administrativa de sua loja e vamos por a mão na massa.

A primeira coisa que farei é remover estas categorias do rodapé. Daí é uma decisão sua manter ou não na sua loja.



Então vamos na opção MÓDULOS>>MÓDULOS


Role a página até a barra de busca e digite "Bloco de categorias"




Você pode clicar em configurar e personalizar da sua forma, eu já desabilito por duas razões:
1) Acredito que na maioria dos casos não é no rodapé que o visitante da página vai procurar as categorias, a não ser que no corpo não tenha a informação.
2) Faço tudo que posso para que a loja fique mais leve.

Então já vou é clicar na seta rente ao botão Configurar e apagar ele. Pois nem penso em ativá-lo um dia.


 Agora, que não tenho mais essa Categoria no rodapé meu próximo passo é reduzir o Menu Informação:





Para isto da mesma forma que anteriormente, na seção de Módulos procure por "Bloco de cms".


Caso prefira você pode remover também da sua loja. Porém na minha opinião tem umas opções interessantes. Então clicando em configurar vou personalizar a meu modo.

Baseado no padrão da instalação alguns itens já são habilitados . Eu quero deixar o mínimo possível.

Vamos então analisar as opções:

Promoções: Posso usar de banners e outros artifícios até mais chamativos. Este vou remover.
Novidades: O mesmo caso de promoções. Removo também.
Mais vendidos: Sinceramente, eu acho o porcentual de pessoas que vai lá ver os produtos mais vendidos pra saber o que comprar. Geralmente ela vai atrás de algo que já tem em mente. Removo também.
Nossas Lojas: Caso for uma rede, aí sim.. interessante. Mas se for uma loja virtual ou uma loja que possui apenas uma loja física. Não tem necessidade . No meu caso removo também.
About  us (que seria sobre nós), Isto posso usar de outras formas no corpo do site que mostraremos futuramente. Vou remover essa opção também.

Vou deixar:
Fale conosco
Mapa do site
Terms and conditions of use ( termos e condições de uso), que é onde posso explicar sobre garantia, modo de entrega, e algo para que previna de futuras desavenças. Repare que este está em inglês e que neste módulo você não muda isso. Porém estes acertos serão mostrados em futuras postagens.

No meu caso ficou assim:



Salvo e agora veja como melhorou bastante:





Para ver on line clique aqui.









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