19/12/2017

Qual o primeiro passo ao iniciar o projeto no Web Acappella RC?

TEMA: WA RC  |  SEO
ARTIGO: Novo
VERSÃO: WA RC 

É isso aê galera!! Hoje vou fazer uma lembrança muito importante, inclusive para melhorar o SEO  no seu site. 

O procedimento que vou falar aqui é super simples porém  de muita importância, e deve ser o primeiro passo a fazer antes de qualquer coisa ao iniciar um projeto no WebAcappella Responsive.

Todos sabem que as met tags para SEO no site é uma ferramenta importante de comunicação entre o o site e os mecanismos de busca tais como o Google. 

São várias meta tags que podem ser inseridas, porém o Webacappella disponibiliza apenas 3 que podem sem personalizadas através das configurações pelo Webmaster. Algumas ele não disponibiliza  e outras ele já insere automaticamente. Entre elas, não sei se poderia considerar como exatamente uma tag, mas é informar o idioma. 

E é disso que estou falando, o "idioma". Que é o atribudo HTML Lang. Este o Webacappella Responsive insere automaticamente no site. 

Você pode ver após publicar o seu site e na hospedagem editar o arquivo index.html por exemplo. Está logo nas primeiras linhas.

O atributo HTML lang pode ser usado para declarar o idioma de uma página da Web ou uma parte de uma página da Web. Isso é destinado a ajudar motores de busca e navegadores.

Os desenvolvedores do mundo inteiro juntamente com os desenvolvedores de browsers e outros , procuram ter a certeza que os navegadores, robôs de busca, leitores de tela e outros sistemas detectem da forma ideal o idioma correto.

Nós precisamos definir o idioma por alguns motivos:

  • Melhor pronunciação do texto em leitores de tela.
  • Para que os buscadores possam indexar o website no buscador do respectivo idioma. Por exemplo: não tem sentido o Google ranqueear muito bem um site em português no Google americano.
  • Selecionar as fonts corretas para mostrar na tela. Nesse caso para idiomas como Chinês.
  • Para que os browsers escolham o dicionário correto para a correção gramatical nativa em textos e formulários.
  • Renderizar a página rapidamente – o browser carrega o documento mais rápido quando o browser sabe qual o idioma nativo.
Pode-se  definir de várias maneiras o idioma padrão no documento exibido ou em partes do texto para aqueles termos em idiomas diferentes.

  • Podemos definir diretamente via metatag nativa.
  • Pela Metatag podemos definir vários valores no atributo content.
  • Via HTTP Header.
  • Via atributo lang nos elementos do HTML. ( e este que o Webacappella Responsive utiliza e é esse que estamos orientando a mudança) 


Declarações de idioma baseados nestes atributos são importantes para a maioria das aplicações web hoje, que vão desde as corretores ortográficos embutidos diretamente nos browsers até leitores de telas que interpretam as páginas web.

E onde fazer esta configuração no Web Acappella Responsive?

Muito simples, mas é de extrema importância em fazer antes de iniciar o seu projeto, pois caso quiser alterar depois do projeto pronto você tera´que ir depois em cada campo onde foram digitados os textos, inclusive botões , menu e tags e  digitar o texto todo novamente. 

Então vamos o que interessa:

Assim que criar o nome do projeto vá em Website settings na tela inicial:



Caso seu idioma não apareça na lista clique em +.




No caso aqui estou supondo que o site será no idioma Português Brasil, então selecione na lista que aparecer.



Logo em seguida aparecerá uma caixa para selecionar a linguagem que deseja nas mensagens e aplicações. Selecione então a desejada, No caso de nossa explicação será para sites do Brasil, então Português Brasil.





Agora clique em cima do idioma desejado e logo após clicando na seta para cima o posicione na primeira posição




Clique para Salvar e prontinho. Observe agora após publicar que no inicio do código foi definido o idioma escolhido por você.




Outra grande vantagem de fazer essas configurações é que as mensagens do WA como por exemplo de formulários estarão no idioma correto e também por exemplo; se for usar a barra de busca no menu aparecerá Pesquisa em vez de Seach 


Pois é isso aí galera, se a lembrança foi boa.. sinta-se a vontade de compartilhar. 

Um grande abraço.


0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoas do bem!!! Se gostou do post deixa um comentário. Os comentários é bom para aumentar a estima de quem ta postando. Valeu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...