13/07/2015

POST 3 | Como escolher um ADM - Sistema de gerenciamento de conteúdo para sites WebAcappella








Inicialmente é importante lembrar que os quesitos da minhas postagens são referente a minha opinião devido a vários transtornos que já passei. 

E que os quesitos não são obrigatórios , apenas dicas para contar pontos na decisão na hora de escolher um ADM. Frisando também que particularmente eu adquiro todos.



QUESITO 13 - INSTALAÇÃO





Outro detalhe, apesar de não ser de grande importância; pois após superado algum transtorno na primeira instalação as próximas é fichinha; é a facilidade e liberdade na hora de instalar o sistema.

Digo liberdade pelo seguintes fatores: 
- Poder instalar em qualquer pasta, e não somente na padrão informada pelo fornecedor do sistema.
- Poder ter mais de uma instalação do sistema no mesmo domínio. Pois o próprio desenvolvedor WebAcappella pode além de querer utilizar o sistema no seu próprio site, como disponibilizar um demo para seus clientes.

A instalação deve ser de preferência automática além de ter opção de instalação manual caso a automática falhar. Vale para o sistema completo quanto para os módulos avulsos.

Deve-se ter manuais escritos e em vídeo para as duas opções, tanto automatizada quanto manual. 

Este quesito tem sua importância pois imagina você adquirir um sistema e na hora de instalar já ter a necessidade de acionar o suporte para tal?

E pior ainda, quando o suporte não te atende com eficácia. Isto acontece muito quando quem lança o sistema não é o próprio programador. Pois veja bem, você já depende de uma outra pessoa para atender seu cliente, e ter que depender de mais uma outra pessoa? De experiência própria eu digo: - É uma situação complicada, pois a qualidade do seu suporte vai depender da qualidade do suporte que você recebe no se tratar da área administrativa.






QUESITO 14 - REDES SOCIAIS



Outro detalhe que seria interessante, digo seria pois ainda não vi nenhum ADM que ofereça este quesito; é ter vinculação com as redes sociais.

Pois imagina o cliente postar uma notícia interessante e ali ter um botão em que ao clicar compartilhasse esta notícia no Facebook por exemplo. 

Por isso eu gosto de utilizar o Prestashop no caso do meu cliente ter um catálogo de produtos. 

Por exemplo utilizando o Prestashop o visitante do site ou até mesmo o próprio dono do site,  clica no produto e resulta na seguinte imagem.



Em seguida ele clica em "Compartilhar no Facebook" como mostra a seta vermelha. Simplesmente resulta em uma postagem daquele produto no Facebook (imagem abaixo). Resumindo, é lançada uma propaganda do produto entre os amigos e ou integrantes de um grupo de quem compartilhou. Bom ou não?






QUESITO 15 - META TAGS DO CLIENTE

Diferente do que postei no QUESITO 9, neste caso seria o cliente, digo dono do site; possa incluir meta tags em alguns lugares no site. Mas que realmente funcionam, e não apenas inseridas dentro do banco de dados como apenas mais uma informação a alimentar.

Pois os robôs dos mecanismos de busca não procuram dentro dos arquivos de banco. E para quem não sabe a maioria dos sistemas ADM utiliza frames, e para o Google, um  site que utilize frames requer uma análise cuidadosa para garantir que o tráfego é acompanhado de forma precisa e que as informações de referência são mantidas. 




QUESITO 16 - LIBERDADE NA APLICAÇÃO



Quando digo liberdade na aplicação, é o desenvolvedor Webacappella ter mais liberdade ao inserir o código no projeto e não ficar preso em um padrão de como inserir.

Vou tentar explicar melhor: 

Supomos que vou incluir no site do cliente uma área de álbum de fotos. Daí o ADM me obriga a utilizar uma área com dimensões X.  Sendo que algumas vezes seguir o padrão do ADM acaba interferindo no design do site. 

Outro detalhe é que, o que o desenvolvedor precisa do ADM  é mostrar as informações do banco e não molduras e ou títulos já padrões no ADM. Se eu precisar colocar a frase "Álbum de fotos" no projeto eu coloco usando as fontes e cores combinando com o design do projeto, e não o sistema fornecer este título automaticamente pra mim em suas configurações padrões. Ou até mesmo me mostrar o álbum dentro de uma moldura a qual não tem nada haver com o design do site. O desenvolvedor precisa apenas que mostre as fotos. 


UMA PARADINHA



Depois de tantos quesitos surgem questões de como escolher, sendo que os ADM cada qual com sua característica não atende todos, e as vezes é melhor em um quesito e pior em outro.

Muito simples. Vou passar uma dica: 

Em primeiro lugar você vai escolher o que mais lhe atende, isto é uma questão particular sua. Mas para servir de ajuda você pode criar por exemplo uma planilha no Excel mais ou menos assim. 



Na primeira coluna você lista os Quesitos, a segunda coluna você determina a importância de cada quesito pra você, na terceira coluna você preenche com sua nota referente cada quesito. Lembrando que se o valor da importância de um quesito for 5 por exemplo..se tiver dando a nota 5 , aquele quesito atingiu 100% da importância (importante observar isso). Em outra coluna você coloca coloca o % que a nota atingiu sobre a importância. No final da coluna % você insere a média do resultado da coluna %. Daí você faz a comparação no resultado final.

Os quesitos você pode incluir livremente, de acordo com sua necessidade.

Exemplo da planilha (os dados inseridos são sem relevância, servem apenas para exemplo)




No exemplo então de acordo com o que tem mais importância para mim, e se fosse para escolher, seria o Fornecedor 1.

Mas continuo batendo o pé, se você é um desenvolvedor WebAcappella adquira todos.


Bom, lembrando que não estou aqui julgando um ou outro que exista no mercado. Apenas expondo minha opinião em quesitos. Espero que os artigos sejam vistos de forma positiva aos Fornecedores deste tipo de sistema. E que ajude os mesmos melhorarem os pontos deficientes dos mesmos. 

Abraço a todos.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...