04/07/2015

Webmail da Roundcube diretamente no site Webacappela





Olá galera do bem,

Há um tempo atrás um colega  necessitava colocar uma forma de acessar o webmail da Roundcube diretamente do site. Pude prestar este auxílio e estou então postando aqui para enriquecer nossa biblioteca WebAcappella

No exemplo vocês não conseguirão acessar pois não sabem a senha da conta de e-mail. Mas já dá pra ter uma noção

TEMA: E-MAIL | CÓDIGOS
ARTIGO: Revisado e melhorado
VERSÃO:  WA  4  e WA RC



Vamos lá:


Vale a pena citar que acessar o webmail é algo que o internauta(visitante do site) não precisa ter acesso. Por isso eu acho interessante criar uma página que seja restrita para esta funcionalidade.

Só como exemplo não vou utilizar esta parte restrita para todos poderem visualizar.

Em outra postagem estarei explicando de como criar um sistema de login bacana para se colocar no site WebAcappella.



Para esta funcionalidade utilizaremos o código abaixo:



<form action="http://endereço_do_site:PORTA/login/" method="POST" target="_blank">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
<input type="hidden" name="goto_uri" value="/3rdparty/roundcube/index.php">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
E-mail:
<input type="text" name="user" size="TAMANHOCAMPOEMAIL" alt="E-Mail" value="@domínio" onblur="if(this.value=='') this.value='E-Mail';" onfocus="if(this.value=='E-Mail') this.value='@endereço_do_site';">
Senha:
<input type="password" name="pass" size="TAMANHOCAMPOSENHA" alt="" value="" onblur="if(this.value=='') this.value='';" onfocus="if(this.value=='') this.value='';">
<button value="Login" name="Submit" type="submit" title="Login">Acessar</button>
</form>



Entendendo o código e fazendo alterações:


Observe as áreas do código em vermelho, estas serão substituídas por você.

endereço_do_site  -  Altere com o endereço do domínio referente ao e-mail , ex:Para o e-mail  contato@webacappellashow.com.br  usarei www.webacappellashow.com.br

PORTA : Substitua pela porta que acessa seu webmail. para descobrir basta acessar o webmail pelo cpanel da hospedagem. Assim você poderá saber a porta a ser utilizada.



E-mail: : Substitua com o texto que queira  que apareça na frente do campo do e-mail

TAMANHOCAMPOEMAIL : Informe o tamanho que você quer o campo onde será digitado o e-mail 

@domínio : Você preenche com uma máscara que irá aparecer no campo do e-mail antes que seja digitado algo ou pode deixar sem nada para que não apareça nada

SenhaSubstitua com o texto que queira  que apareça na frente do campo da senha

TAMANHOCAMPOSENHAInforme o tamanho que você quer o campo onde será digitado a senha

Acessar: Substitua com o texto que você quer que apareça dentro do botão  


O meu código alterado para este exemplo ficou assim:


<form action="http://www.webacappellashow.com.br:2095/login/" method="POST" target="_blank">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
<input type="hidden" name="goto_uri" value="/3rdparty/roundcube/index.php">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
Digite seu email:
<input type="text" name="user" size="40" alt="E-mail" value=@webacappellashow.com.br onblur="if(this.value=='') this.value='E-Mail';" onfocus="if(this.value=='E-Mail') this.value='@ed';">
Senha:
<input type="password" name="pass" size="10" alt="" value="" onblur="if(this.value=='') this.value='';" onfocus="if(this.value=='') this.value='';">
<button value="Login" name="Submit" type="submit" title="Login">Enviar</button>
</form>


IMPLEMENTANDO NO WEBACAPPELLA:


No WA RC




Para ver o resultado clique aqui:




No WA 4


Agora no WebAcappella 4 utilize a opção INSERIR>>CÓDIGO HTML e insira o seu código já com suas alterações.



Para ver o resultado clique aqui:



Em funcionamento se as credenciais estiverem certas vai cair direto para o webmail do Roundcube.



Caso contrário vai ser redirecionado para a tela padrão do webmail do domínio.







É isso aê galera do bem..abração.



03/07/2015

Post 2 | Como escolher um ADM - Sistema de gerenciamento de conteúdo para sites WebAcappella.










No post 1 de "Como escolher um ADM", comecei a passar dicas para os interessados a adquirir um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites criados no Webacappella. Se você não viu , clique aqui.



Gostaria de lembrar que não estou aqui julgando um ou outro. Como dito eu procuro adquirir todos. Pois cada um adapta de uma maneira diferente. 



Apenas estou passando dicas, pois já tive muita dor de cabeça e retrabalho em projetos dos meus clientes.



Aos colegas que fornecem o sistema, espero que não vêem como uma crítica negativa ou um desafio; e sim que filtrem algo de bom e melhore os pontos deficientes no negócio de vocês. Não estamos aqui guerreando e sim procurando melhoras.




QUESITO 6 - SUPORTE




Se você estiver utilizando módulos separados baixados pela Net, tipo php para noticias, php para album de fotos, este quesito não conta. Mas se pensa em investir num sistema ADM, aí a coisa muda. Você está gastando do seu bolso. E mesmo que o sistema seja um valor irrisório, acredite, pode causar retrabalhos o que te vai custar muito caro.



Um detalhe importante ao se escolher um ADM, é seu suporte. As formas de que oferece para contatar o suporte.



Sistema de tickets

E-mail para contato
Formulário de Contato on Line
Telefone para contato (de preferência número de telefone fixo)
Endereço ( este é difícil de se ver, uma vez que geralmente são desenvolvidos por pessoas físicas em sua própria casa)


Um fornecedor que tem um bom produto não tem o porque se esconder. Um detalhe importante é se ele tem um número de telefone de contato; de preferência número fixo. 



Lógico, é indispensável um sistema de tickets para registrar os chamados e um formulário de contato, tanto como um e-mail. Mas estes 3 últimos você não sabe quando vai ser atendido e nem quando terá um feedback de suas questões.



Fornecer um telefone fixo é um detalhe que mostra compromisso no que faz.



Um fornecedor que só possui formas de contatar virtualmente, pode sumir a qualquer momento. Daí pra você correr atrás do prejuízo é mais complicado. 



Faça contato com o suporte com perguntas e veja o tempo de resposta em vai ser obtido.. Um suporte que demora te responder ou porque não está bem preparado para o tal, ou o sistema tem tantos problemas e dúvidas que não está dando conta do recado.



Proponha idéias ao suporte, melhoras, críticas e observe como vão ser recebidas.





QUESITO 7 - MOBILE



Para quem não sabe sites não adaptados aos smartphones perdem relevância nas buscas do Google. 



Portanto um quesito importante é se os módulos estão preparados pra isso.










QUESITO 8 - MÓDULOS



Este quesito é outro que só serve se você está adquirindo um sitema ADM completo. 



Veja quantos módulos o sistema possui em seu pacote original e quantos módulos foram disponibilizados para aquisição avulsa. 



Verifique a data de lançamento de cada módulo,  de forma tentar perceber se é um sistema o qual você estará sempre recebendo novidades (mesmo se tem que investir por elas).



A essência é perceber que o fornecedor trabalha no sistema, e não é um sistema abandonado. Do tipo colar colou, ou vender vendeu.. Entenderam a mensagem?






QUESITO 9 - META TAGS NO CÓDIGO FONTE



Lógico que sem ter os arquivos fica complicado, mas consulte o fornecedor e faça-o essa pergunta: No código fonte do sistema as meta tags vão redirecinar pro meu projeto ou para o negócio de vocês? Vejam qual é a resposta dele , Em um ADM eu encontrei as meta tags apontando para Spark Agência sites, com o endereço do site e tudo. 


Para quem não tem conhecimento do que estou falando tem um link de facil entendimento que eu encontrei na net. Clique aqui para acessar o link. 


Agora, para os FONTES baixados gratuitamente pela net você pode localizar facilmente utilizando um programinha que utilizo. O nome do programinha é SurfFind. 




Em folders você coloca o caminho de onde estão os arquivos do sistema, em files preencha com *.* para pesquisar o conteúdo de todos os arquivos, e , em TEXT preencha com "meta name" por exemplo. Depois clique na lupa. Ele vai pesquisar todo o conteúdo que tenha o que escreveu em TEXT  e listar logo abaixo o nome dos arquivos. Clique no nome do arquivo a esquerda e a direita ele vai frisar as linhas que contém o texto procurado. Daí lá você observa.







QUESITO 10 - ATUALIZAÇÕES



Como já dito anteriormente, o problema não é o custo do investimento e sim o custo dos transtornos e retrabalho causados.



Atualizações são melhorias, correções de bugs e ou mais opções; e não uma mudança completa do sistema e muito menos ações que existiam em versões anteriores desaparecerem. Mesmo que sejam oferecidos novos módulos, os anteriores nunca podem desaparecer em uma nova versão.



Imagine você ter por exemplo, o sistema instalado em vários clientes, e o sistema possui um bug a ser corrigido. Daí numa nova versão corrigindo o bug outras ações deixam de existir. Ou certa função deixa de fazer o que fazia. Como você ficará nisso, como vai tratar a situação com seu cliente? Que o bug não tem solução? Ou que para corrigir o bug ele precisar de perder algo já existente no seu site? E outra, este cliente não vai ter mais melhorias? Ou você terá que refazer toda aplicação ADM novamente?



É complicado saber disso na hora de adquirir o sistema, por isso se você pensa adquirir , não tenha vergonha de perguntar por aí sobre o mesmo. Para isso utilize grupos no Face , fóruns e etc. Pesquise no Reclame Aqui, se tem muita gente reclamando e etc.




QUESITO 11 - GARANTIAS E PRAZOS.



Questione o fornecedor sobre as garantias e os prazos. Verifique por exemplo que se a garantia conta a partir da aquisição ou a partir do último update, ou de uma correção. Pois você pode receber uma correção quase no vencimento da garantia e esta correção afetar vários outros módulo ou parte do sistema; causando bugs não existente anteriormente.






QUESITO 12 - VALOR DO MÓDULOS 


Outro quesito importante é comparar o valor dos módulos com o valor do sistema adquirido. O que adianta se pagar barato no sistema principal se os módulos são caros.







Abraço a todos.















02/07/2015

WebAcappella & Internet Explorer | Configuração WebAcappella 4 para internet Explorer


TEMA: Internet Explorer 
ARTIGO: Revisado
VERSÃO:  WA  4 

Opa turma do bem..

Se você está tendo problemas com a apresentação do seu site com o Internet Explorer existem algumas maneiras para contornar situações.

Primeiramente o Internet Explorer é um browser chatinho, então para que um site feito no WebAcappella se dar bem com ele , o mesmo tem que estar atualizado e  com todos os Plugins do tipo Flash Player, Macromedia Shockware e etc instalados.

Bom, você possui maneiras um pouquinho mais avançadas do que configurar o WebAcappella editando o arquivo de stylus CSS , e até mesmo em algumas situações fazendo alguns ajustes no HTACCES.  Portanto falarei deles em outras postagens com o passar do tempo.

O que sugiro agora é ajustar primeiro a configuração no WebAcappella.

Para isso acesse a opção SITE>>PROPRIEDADE DO SITE, e clique na CATRACA.





Marque a caixa de verificação em "Ativar a gestão de captura de tela"
Marque a caixa de verificação em "Gestão automática"
NÃO marque a caixa de verificação "Forçar a renderização do IE7 no IE9"
Marque a caixa de verificação em "Codificação de caracteres em UTF-8"

Agora clique em OK , publique seu site e visite-o no Internet Explorer. Pode ser que em alguns casos apareça barra de rolagens em iframes, pode-se corrigir isto ajustando o tamanho dos mesmos.

Bom; agora se ainda apresenta problemas, o próximo passo é usar técnicas no CSS e ou no HTACCES.


Espero ter sido útil.

Abraço a todos.










Post 1 | Como escolher um ADM - Sistema de gerenciamento de conteúdo para sites WebAcappella.





Olá turma do bem! 

Este post é apenas o início de uma série de posts onde eu vou expor quesitos na hora de escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo. 

Não serão sequenciais, por isto se você pensa em adquirir um é muito importante acompanhe minhas postagens. 

As dicas são baseadas em várias experiências próprias vivenciadas entre desenvolvedor > cliente > internauta.   

Não estarei fazendo comparações entre os disponíveis no mercado, até mesmo porque respeito eticamente o trabalho de cada um.

O que vou mostrar aos interessados são detalhes importantes que devem ser avaliados para que não gere transtornos posteriores. 


Não serve só para sistemas completos, como também na hora de escolher pela internet módulos avulsos, os quais encontramos disponíveis para baixar e implantar no site.


Eu particularmente sou a favor de adquirir todos, pois vale a pena o investimento. Nenhum site é igual ao outro. E cada sistema tem características que podem acender melhor em um tipo de site do que em outro. Além de implementar com códigos e phps disponíveis gratuitamente na internet. Tudo vai contar com sua criatividade em relacionar as ferramentas que tem em mãos.

É muito importante coletar informações em profissionais que já utilizam e saber suas opiniões. Pontos positivos e negativos.




QUESITO 1 : PREÇO

Jamais leve em consideração o preço como um fator de peso na sua decisão. O barato pode sair caro.




QUESITO 2 : ARQUIVOS FONTE

Dê preferência aos que te fornecesse os arquivos fontes. Sistemas onde você depende do provedor de terceiros estarem ativos pra que utilize o sistema não é uma boa. 

Imagine uma situação em que você tem dezenas de clientes e há um problema no provedor do fornecedor do sistema.  Seu telefone não vai parar de tocar e você estará de mãos atadas para solucionar o problema. 

Outro detalhe sobre os arquivos fontes é que não sejam criptografados. Mas veja bem: Use sempre a ética profissional e o bom senso e nunca comercialize algo que não seja seu. 

O fato dos fontes não serem criptografados é apenas uma segurança sua. Pois se seu fornecedor encerrar as atividades sem aviso prévio: "sumir", você terá como  se desdobrar. Você mesmo faz, ou contrata alguém que faça alterações, arranjos, melhorias ou consertos na programação. 




QUESITO 3: INTERNET EXPLORER

Muitas pessoas ignoram o Internet Explorer pois não ser um navegador tão rápido. Só que; esquecem que é o browser mais homologado para instituições financeiras e governamentais. 

Para quem não sabe recentemente o Chrome declarou não ter mais suporte a Java. Sendo necessário ser ativada  NPAPI para que seja compatíveis com autoridades certificadoras. 

Então até que seja desenvolvido uma nova plataforma opcional ao java o Internet Explorer vai começar a ser mais usado.

Imagine a seguinte situação: Você está em um site o qual tem que ser necessário algumas aplicações em que somente consegue fazer pelo Internet Explorer, ai por algum motivo você precisa visitar outro site. Você estando no Internet Explorer as chances de você apenas abrir uma nova aba para isto (no lugar de abir outro browser) são grandes.  Daí este site não está preparado para o Internet Explorer, pense: Qual a primeira impressão que você terá deste site?

Pois então antes de adquirir qualquer sistema administrativo, visite o Demo do mesmo pelo Internet Explorer. Pois se na demonstração do próprio fornecedor não estiver bacana; com certeza você terá vários obstáculos no desenvolvimento do seu site.




QUESITO 4: REQUISITOS

Antes de adquirir o sistema veja todos os requisitos para que ele possa funcionar. Hospedagem, phpadmin, se o provedor é Linux ou Windows. Não compre enquanto não tiver certeza que sua hospedagem aceita o funcionamento adequado do sistema.



QUESITO 5 : TUTORIAIS

Pesquise se existem tutoriais referente o sistema no Youtube, assista-os. Veja com o fornecedor se é disponibilizado, tanto em vídeo como escrito. Procure por tutorias não só como o de instalação quanto também o de utilização pelo webmaster e também se tem tutorial para utilização do administrador (quem vai manipular  as informações). 

É muito importante o Tutorial para o administrador, aquele que vai sempre está utilizando a área administrativa alimentando com fotos, notícias, textos e etc. 

Este detalhe é até bom para você, pois diminui suportes com orientações ao seu cliente. 

Se você é um desenvolvedor Webacappella, ou seja, se é uma fonte de renda sua. O seu cliente vem em 1º lugar. Organize-se e atenda seu cliente na melhor forma possível. Não dê a 1ª resposta a que ele não quer ouvir do tipo: - Isto não tem como fazer. Tente solucionar com todas as formas possíveis. Ele que paga você. 

Então, se o fornecedor não oferece um tutorial que sirva para você repassar para o seu cliente; faça-o você mesmo.


Lembre que este é apenas o 1º Post de uma série referente este assunto. Em breve virão mais. Acompanhe.

Deixo meu abraço a todos.












01/07/2015

Seu site tem FAVICON?





TEMA: Favicon
ARTIGO: Revisado e Melhorado

VERSÃO: WA4  | WARC

O  que é?


Resumidamente Favicon , palavra derivada de favorito e ícone são pequenas imagens no formato *.ico que ficam guardadas no seu site para serem visualizados pelos browsers, Cada qual possui sua característica própria para a visualização dos mesmos. Variando da versão do Browser.

Na ausência de um Favicon os navegadores (browsers) exibem um ícone padrão como por exemplo uma folha em branco. 

Para os que desconhecem ou não estão assimilando o que é um Favicon é uma imagem conforme se mostra na figura abaixo do lado do nome do site. Neste exemplo aquela figura do B dentro de um quadradinho Laranja é o Favicon do Blogger.







Para que serve?


Os Favicons geralmente representam uma determinada ação, uma sinalização e ou transmitir uma mensagem. Você não precisa por exemplo saber um determinado idioma para saber quando não é permitido fumar em um local sinalizado. 

Favicon é parte integrante de branding. Ele serve para representar um website e sua entidade dentro de um browser. Um site sem Favicon perde um pouco de sua credibilidade comparado aos outros que utilizam. Causa uma impressão que o desenvolvedor não é um profissional.




Quais os formatos? 


Geralmente PNG e ICO. Eu prefiro PNG devido as medidas e o tamanho em KB do arquivo ser irrisório, a qualidade do PNG é melhor.

JPG, por exemplo, não é adequado devido a pixelização das imagens e a falta de um canal de transparência. O GIF tem uma qualidade inferior e ainda não encontrei quem é o cidadão que acha uma boa ideia utilizar APNG (uma espécie de PNG animado).

Uma opção promissora é o SVG. Como o SVG é um arquivo vetor não teriamos que nos preocupar com os diversos tamanhos. Mas até agora só Opera e o Google Chrome suportam. 


TAMANHOS:


Os clássicos tinham 16 x 16 px, Mas hoje grande parte dos browser utilizam uma versão de 32 px. Portanto em vista dos dispositivos móveis hoje já geram uma complicação nas variedade de tamanhos:

– 16px: Barra de endereço, abas e favoritos da maior parte dos navegadores.
– 24px: Barra de ferramentas do Internet Explorer 9
– 32px: Nova aba no IE, site fixo na barra de tarefas do Windos 7 e sidebar do Safari
– 57px:iPhone sem tela retina e iPod Touch
– 72px: iPad sem tela retina
– 96px: GoogleTV
– 114px: iPhone com tela retina
– 128px: Chrome Web Store
– 144px: iPad Retina, Windows 8 Tiles
– 256x160px: Opera Speed Dial




E no WebAcappella com inserir um Favicon em um site?


Muito simples:

Comece primeiro utilizando um programa de sua preferência uma imagem que simbolize o seu site (Eu particularmente ainda prefiro criar imagens no tamanho 16 x 16px): 

Então eu criei uma imagem utilizando as medidas de 50 x  50px e exportei em formato png. Portanto na hora de exportar eu defini as medidas para 16 x 16px. Desta forma meu favicon não perde qualidade.

Geralmente quando se exporta um imagem, é informado uma prévia do tamanho do arquivo. Sugiro este tamanho não exceder 20 kb.



Como exemplo criei uma imagem para o  favicon do site www.webacappellashow.com.br



NO WA 4


Com a imagem criada, no WebAcappella vai em SITE>>PROPRIEDADES DO WEBSITE e clique no ícone da catraca na parte superior.



Observe uma região nominada como Favicon:

Agora é simples, clica no botão logo abaixo, localize onde salvou sua imagem criada no pc e clique em OK. Atualize e depois publique.



NO WA RC


Com a imagem criada, n tela principal do seu projeto, clique em Website settings






Na tela que se abrir clique na imagem conforme mostrado na figura abaixo na seção Favicon






Agora é simples, clica no botão logo abaixo, localize onde salvou sua imagem criada no pc e clique em OK. Atualize e depois plubique.






Prontinho, seu site já tem um Favicon.




















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