18/09/2015

Qual escolher? | Post 2




O google tem como objetivo entregar para o usuário o melhor conteúdo a partir de onde ele estiver independente do usuário fornecer sua localização.  A um tempo atrás ele mostrava em uma pesquisa quando o site era compatível com dispositivo móvel ou não, portanto agora ele mudou sua logística de forma os sites que não são compatíveis ou não tem uma versão para dispositivos móveis são penalizados.



Para saber se seu site está adequado as exigências do Google para dispositivos móveis clique aqui digite o endereço do seu site e clique em analisar.



Portanto houveram algumas confusões de interpretação sobre sites preparados para dispositivos móveis e sites responsivos. Um site responsivo pode não passar nos testes da google. Veja mais  clicando aqui.




O Webacappella lançou sua versão responsiva do programa (WA RC), portanto apesar de estar usando  e até já ter feitos vários sites com a mesma; não fiquei satisfeito com o resultado. Tem muito a melhorar ainda. Mais pra frente irei até criar uma série de postagens comparando situações que a WA RC perdeu muito para a WA 4.



No entanto não é necessário termos o Webacappella Responsive para que  desenvolvemos um site em versão mobile seguindo as exigências do Google para não ser penalizado.




Alguma exigências do Google são:


  • Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash
  • Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom
  • Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom
  • Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade



Mas o ideal é ir criando o projeto e ir testando no link informado acima para testes.




Alguns mitos surgiram por aí que para ser melhor posicionado no google o site deveria ser responsivo. Então vamos ver o que o Google fala sobre o site não ser penalizado.



1) Sinalize para o Google quando uma página é formatada para dispositivos móveis (ou tem uma página equivalente formatada para dispositivos móveis). Isso ajuda o Google a veicular adequadamente seu conteúdo nos resultados de pesquisa aos usuários



2) Mantenha os recursos rastreáveis. Não use o robots.txt para bloquear o acesso de mecanismos de pesquisa aos arquivos essenciais no seu site que ajudam a processar a página (incluindo anúncios). Se o Googlebot não tiver acesso aos recursos da sua página, como CSS, JavaScript ou imagens, talvez não detectemos que ela foi desenvolvida para exibir e funcionar bem em um navegador para dispositivos móveis. Em outras palavras, podemos não detectar que a página é "compatível com dispositivos móveis" e, portanto, não exibi-la adequadamente aos usuários de dispositivos móveis que realizarem pesquisas



3) Evite erros comuns que frustram os visitantes em dispositivos móveis, como vídeos que não podem ser reproduzidos (por exemplo, a maioria do conteúdo significativo da página em formato de vídeo em Flash). 





Bom, até agora o Google não menciona em nenhum momento que o site responsivo tem alguma preferência por ter uma versão mobile do site. No entanto tem muita coisa pra vir.


O que ainda não sai da minha cabeça durante todo este estudo é porque o próprio site do Google não seja responsivo. Pois se você redimensionar a tela do seu navegador verá claramente a barra de rolagem horizontal. Entende-se que o próprio Google prefere uma versão mobile do site.



O que entendo que para o Google o que importa é sempre entregar a melhor experiência para o visitante do site independente se é algo adaptável ou específico; ou seja; responsivo ou versão mobile.





Mas então, o que fazer? um site responsivo ou uma versão Mobile do site?



Vamos então analisar as vantagens e desvantagens de cada caso.:





RESPONSIVO:




ALGUMAS VANTAGENS


  • Existem várias dimensões de tela para tablets, notebooks, smartphones e até notebooks , desktop e televisores. Com o responsivo o site vai se adequar automaticamente para cada uma delas.
  • Você constrói e dá manutenção em um site só.
  • Consistência: O visitante do site terá o mesmo conteúdo tanto visitando o site pelo desktop ou por um dispositivo móvel. Todo o conteúdo será mostrado independente do dispositivo que o visitante esteja usando.
  • Possuir apenas uma url que facilita o processo de rastreamento através das ferramentas de analytics.
  • O site já está previamente preparado no caso de um novo dispositivo surgir.





ALGUMAS DESVANTAGENS

  • Lentidão: Dependendo da forma que é construído pode ocasionar demora ao carregar, algo que o Google não gosta. Pois para o Google o usuário de dispositivos móveis tem que ter a mesma sensação de estar navegando pelo desktop.
  • Complexabilidade: Um site responsivo, funcional, rápido exige muito mais complexabilidade para ser construído, requer mais scripts e códigos. Requer mais planejamento e preparo; o que pode se tornar mais demorado criar uma versão responsiva do que um site para desktop com sua versão mobile. Como vimos no artigo anterior; alguns sites pareciam ter uma versão mobile e uma versão desktop devido o fato de imagens mudarem de um dispositivo para outro. No entanto; ha como fazer através de códigos que essa mudança ocorra dependendo do dispositivo usado. Como disse, é mais trabalhoso. Sem contar que gastará mais tempo com testes pela ferramenta do Google.
  • Como o conteúdo não é totalmente otimizado para dispositivos móveis, às vezes, os sites responsivos apresentam grandes desafios para a navegação, tanto do ponto de vista dos desenvolvedores (arquitetos de informação, designers de interfaces e programadores) quanto do ponto de vista dos usuários (que terão grandes expectativas em relação à interface)



VERSÃO MOBILE



ALGUMAS VANTAGENS



  • Por ser projetado focando justamente para ser usado em dispositivos móveis, possui muito menos códigos, scripts, CSS, imagens  e arquivos html. Você pode eliminar por exemplo videos em flash que se usa no site pra desktop. Sendo na versão desktop tem , mas no mobile não tem. Desta forma se torna muito mais fácil de se usar e entender.
  •  Navegação customizada: Fica muito mais leve, pois é construído focado no que o usuário do dispositivo móvel procura. Mostrando apenas o conteúdo necessário, removendo o que é supérfluo; ou seja, qualquer coisa que possa ser administrada através de um CMS, como documentos, imagens extras e elementos que são carregados através de CSS ou JS. 
  • Muito mais rápido de se carregarem do que um site responsivo. Esta deve ser a principal razão de gigantes como Facebook, Submarino preferirem uma versão mobile. Imagine um site como o Submarino se fosse um site responsivo quanto tempo gastaria  para carregar. Os visitantes desanimariam de entrar e consequentemente o site perderia vendas. 
  • Muitas das vezes é  mais rápido desenvolver site  em duas versões do que um site responsivo o qual tem que se preocupar com o ajustes dos elementos dentro das exigências do Google. Pois não é por ser responsivo que o site passará no teste do Google. 
  • Versão mobiles é possível implementar componentes de funcionalidades específicas para Smartfones, como ligações telefônicas com apenas um toque, e até mesmo ferramentas de  geolocalização.





ALGUMAS DESVANTAGENS



  • Múltiplas urls, o que se não for bem trabalhado pode causar complicações para SEO.  
  • O compartilhamento nas redes sociais também se torna um problema devido as ferramentas Open Graph Facebook serem inseridas nas propriedades do site. O que pode ser contornado se não publicar o site para desktop no public_html (veremos sobre isto mais na frente) 
  • A criação de um site  mobile requer que o conteúdo seja substituído, modificado e atualizado em alguns locais diferentes. Sendo que se usar uma ferramenta administrativa de conteúdo no site, possa ser que tenha que atualizar em dois locais e ou ate mesmo usar dois sistemas de conteúdo em pastas diferentes na hospedagem. 
  •  Na medida que mais dispositivos móveis aparecem, haverá a necessidade de estar atento para o design do site nestes lançamentos. Um site mobile que parece ótimo em um aparelho e  horrível em outro – Exigindo atualização, reprogramação ou a construção de uma 3ª versão desse site. 
  • A versão mobile, geralmente, é um pouco diferente (tanto em termos visuais quanto em termos funcionais) da versão para desktop. É preciso investigar se os usuários esperam por uma experiência universal e consistente (e o quanto eles podem se sentir afetados, caso essa experiência uniforme não seja entregue).





E agora já se decidiu?


Vamos ajudar você: 



Faça uma lista o de tudo que terá no seu projeto. Depois reveja a lista marcando na frente de cada item com um (x) se aquele item é realmente necessário na versão mobile levando em conta as complicações da mesma na versão mobile. 

Se mais da metade da lista estiver marcada com um (x) é um momento em pensar em ter um site responsivo; caso contrário opte pela versão mobile sem pensar duas vezes. 


Ao fazer essa avaliação não esqueça do Foco. Imagine você no lugar do internauta e o que você realmente precisaria ver nesse site estando pelo celular. Como disse na postagem anterior, realmente o crescimento de navegação pelo celular aumenta a cada dia que passa. Mas é visível aos olhos que a maioria está em bate papo, sites de relacionamento, lendo matérias em blogs e afins. Sem contar utilizando aplicativos e não visitando websites.





Tem um artigo na  LocalWeb que achei interessante e vou deixar o link aqui para quem interessar. http://blog.locaweb.com.br/produtos/sitemobile/




Referente a SEO, falam-se por aí que deverá ter duas campanhas no caso do mobile. 



Mas... pensando bem; muitos  fazem a versão desktop na url principal e redirecionam para uma pasta mobile caso seja navegado pelo dispositivo móvel.  Não é necessário esta divisão de pastas; pode-se ser feito usando o mesmo local para todas as versões juntas. 
Mas na frente, ao decorrer do tempo, nas postagens desta série estarei mostrando todo o passo a passo.





A vantagem do WebacappellaShow é que não temos nada a perder de fazer este teste.



Então faremos o seguinte, vamos pensar diferente, vamos criar um site pro WebAcappellashow tanto usando o WA 4 com versões mobile, quanto o WA RC 


A responsiva será mais para testarmos pelas ferramentas do Google e compararmos o trabalho que iremos ter; além de passar dicas e plugins para sites com o objetivo de serem responsivos.


E mais, na criação destas versões utilizaremos tanto sistemas de administração de conteúdo, como também a loja Prestashop com Webacappella (no caso da Versão WA4)

Mas não dá pra fazer tudo de uma vez e em um dia só né galera. Quem dera eu pudesse ficar por conta do WebacappellaShow. Mas é fato e visível aos olhos de todos que: Tento manter o blog o mais frequente possível mesmo com minhas responsabilidades diárias.




Pois é isso aê turma do bem!!! Acompanhe o blog. 




E gostaria de passar um aviso: Atualizações, melhoras e alguma errata em qualquer postagem do blog; só será divulgado em nossa Fan page. Então curta para ficar por dentro..Abraços a todos e uma boa noite de sono.


12/09/2015

Importante saber




TEMA: Prestashop integrado com Webacappella
ARTIGO: Revisado e Melhorado
VERSÃO: PRESTASHOP  1.5.x |  WEBACAPPELLA  4

Olá galera do bem! 


Antes de iniciarmos este tema onde mostraremos várias informações de instalação, configuração e utilização; além de dicas muito úteis é importante este artigo inicial. Pois  depois de ler este artigo muitos optem em procurar outra hospedagem para a loja e até mesmo pensará duas vezes antes de usar o Prestashop integrado.

Existem muitas explicações por aí sobre a instalação da loja prestashop dentro do próprio WebAcappella. Um recurso bacana uma vez que você pode interagir site e loja em um mesmo design.  O que não se vê com tanta frequência é mostrar que existem quesitos significativos para um bom funcionamento desta loja.

E possível também ter uma loja prestashop sem a necessidade de ser pelo WebAcappella. Perde-se a facilidade de manter a loja dentro do design do site , mas ganha-se no desempenho da loja. Uma vez que não haja a necessidade desta integração a loja ganha mais velocidade a título de processamento. Por exemplo, ao clicar em um produto na vitrine, a tela com maiores informações do produto abre com maior velocidade.

Nesta série de posts vamos ter tanto uma loja integrada no Webacappella quanto uma direta na mesma hospedagem para fazermos as comparações.

Porém, não paramos por aí. Muitos serviços de hospedagem vão aceitar a instalação da loja sendo pelo WebAcappella ou não. A questão é: Ter uma loja instalada e operando é uma situação, ter a loja operando sem nenhum tipo de bug, em um ótimo desempenho conseguindo sustentar mais de 1000 itens cadastrados e uma quantidade de visitas dia considerável é outra situação.

Reparem que muitas empresas na área de hospedagem consideradas potenciais oferecem o serviço de loja gratuita até x produtos. Daíi existem os planos que a partir de x produtos a loja já segue uma tabela de preço mensal. Porque isso? Pois essas empresas sabem que se você precisar de uma quantidade considerável de produtos sendo comercializado na loja o tipo de hospedagem muda. Então se você usa o pacote gratuito e muda para um pago, eles migram de um tipo de serviço para outro sem mesmo você estiver ciente disso. 

Então tenham em mente que o desempenho da sua loja vai depender além de uma boa configuração, e o que é mais importante: de um hospedagem apropriada de acordo com a quantidade de produtos que você pretende comercializar na loja e a quantidade de visitas diárias que a loja vai ter.

Por isso antes de passar informações de tradução, configurações do servidor e etc; acho mais importante falar primeiro da hospedagem da sua loja.

A primeira coisa é fazer é saber são os requisitos pedido pelo próprio PRESTASHOP para a instalação da loja. 


  • Um nome de domínio
  • Servidor web: Apache 1.3, Apache 2.x, Nginx ouMicrosoft IIS
  • PHP 5.2+
  • MySQL 5.0+ instalado e com um banco de dados criado
  • Acesso via SSH ou FTP 

OPCIONAL

  • Na configuração do PHP, solicite que seu provedor defina memory_limit como "64M" eupload_max_file_size como "16M"
  • Certificado SSL, se você pretende processar pagamentos internamente (não é necessário para usar PayPal e Pague Seguro por exemplo)
  • Extensões PHP opcionais: GD, cURL, SimpleXML e SOAP
  • Para melhorar o desempenho: MemCached e a extensão PHP mcrypt


Os ditos opcionais são os que não precisam estar disponíveis para que se instale a loja, mas adianto que faz muita diferença no desempenho  se não os tiver. 

Todo fornecedor obviamente quer seu produto sendo usado, eu pelo menos nunca vi um fornecedor dizer REQUISITO IDEAL. É como, por exemplo a Microsoft, se instala o Windows 10 em um Celeron Dual com dois gigas de memória, mas não é uma configuração ideal para este  sistema operacional; no começo funciona até razuável mas depois de um tempo inicia-se um ciclo de formatações do equipamento até que não dá mais. Então tipo assim, funciona, mas você vai descobrir depois de passar muita raiva que não é o ideal.

Resumindo: estar beirando o requisito mínimo é apenas retardar uma decepção por ter perdido tempo.

Já temos então os requisítos mínimos informados pelo prestashop, agora temos de saber o requisito mínimo para nosso site + loja. 

Para isso após seu site criado, hospede-o localmente em uma pasta local no seu computador. Depois vá em propriedades da pasta e verifique o tamanho que esta pasta está ocupando.


No caso do exemplo sei que o site que vai conter a loja, ocupa um espaço de aproximadamente 5 mb.

Então vamos dar este valor para uma variável S para fórmula matemática  que iremos criar. Sendo


S = 5 MB


O tamanho aproximado que uma loja instalada via WebAcappella cruamente, digo sem acrescentar módulos, produtos que levam fotos  e  etc é de 50 MB.  Este valor será para a variável P. Sendo

P = 50 MB

Agora vamos definir quantos visitantes mais ou menos esperamos que visite a loja por dia. É um valor bem por alto, eu sei; e pode ser completamente diferente do esperado. Mas vou usar a lógica levando em conta de como vou divulgar minha loja. Supomos que divulgue nas redes sociais, panfletos, carros de som e assim espere para a loja cerca de 100 visitantes dia. Para a variável V darei esse valor.

V = 100 visitantes dia

Considerando que minha loja será bem atrativa, terá produtos inovadores e desperte o interesse o internauta, e que além da loja o site também vai atrair que navegue pelo mesmo; vou considerar que cada visitante vai navegar por umas 15 páginas no site. Então vou dar este valor para a variável X 

X = 15 páginas visitadas por visitante

Vou aplicar agora a seguinte fórmula matemática

(((S + P)  x V) x X) x 30 = TRASNFERENCIA MENSAL

(((5 + 50) x 100 ) x 15) x 30 = 2.475.000 mb de transferência mensal

Mas para ter uma segurança maior multiplico ainda o resultado por 3 = 7.425.000

Então  o meu requisito mínimo para transferência de dados mensal vai ser de 7.425.000 mb. 

* Este valor é baseado nas expectativas que citei no exemplo, confesso que lojas pequenas que não são consideradas grandes magazines vai exigir bem menos que isso. Pois também não terão estas quantidade de visitas, acreditem. Não pense que uma pequena loja virtual vai começar bombando pois não vai. Pequenas lojas não transmitem a mesma confiança que grandes magazines. Lojas de bairro por exemplo as vezes é muito melhor ter apenas uma vitrine para mostrar as novidades da loja para a vizinhança, e esta ir fisicamente comprar do que se aventurar em loja virtual que exige uma logística de faturamento, entrega e etc.


Só que não para por aí. Dentre o cálculo acima ainda falta entrar e-mails, transferências feitas via FTP , transferências feitas pelo próprio cadastramento de produtos na loja e etc. 

Assustei você né? Mas não se assuste. Pois na verdade 100 visitas por dia é muita coisa para uma pequena loja. 100 visitas por dia  são na média de 3000 visitas mês. Hoje em dia com a facilidade de ter um website, febre de ter um blog, inúmeras redes sociais e grandes magazines. Dificilmente uma loja pequena vai chegar a isso. Para você ter idéia a média deste blog são apenas 2000 visitas ao mês. E olha que o que tem aqui é de graça e já recebe visitas de 8 países diferentes.

O que eu quis mostrar é que uma hospedagem comum mesmo oferecida como "ilimitada"; para Prestashop via webacappella você terá uma loja lenta. Vai funcionar, mas vai ser lento. 

Você deve estar pensando: - Se é ilimitada, os valores acima não deverei levar em conta. Pois é tudo ilimitado. 

Mas tem mais detalhes vindo por aí. Até agora mostrei que além dos requisitos mínimos do PRESTASHOP, a hospedagem ter que ser ilimitada ou atender os seus requisitos mínimos também.

O que acontece também que os falados Hospedagem Ilimitada também são compartilhadas; digo essas baratas que se vêem por aí.

Você pode consultar seu serviço de hospedagem para obter essa informação.
Vamos então saber mais sobre estas hospedagens.


Hospedagem Servidor compartilhado:
Servidor de hospedagem compartilhado é  mais barato, nele temos vários servidores onde cada um tem dezenas, as vezes centenas ou ainda milhares de sites hospedados dentro dele.
Neste caso um pode até interferir no outro. Vamos dar um exemplo . O domínio www.webacappellashow.com.br utiliza uma hospedagem compartilhada. Então para eu saber com quem ele compartilha vou até este link http://www.yougetsignal.com/tools/web-sites-on-web-server/   e digito o domínio.
No momento que fiz o teste estava compartilhando com mais 77 outros domínios. E se alguns destes estiverem um considerável número de transferência mensal pode chegar até comprometer o meu. Não que o meu saia do ar, mas não terá o mesmo desempenho.

Agora compare fazendo a consulta com o domínio do Facebook. Repare que tem vários domínios, mas todos pertencem ao Facebook. Ou seja, Facebook utiliza uma hospedagem dedicada. Sendo em seu próprio servidor ou não.

Por outro lado o preço conta muito, e a empresa que lhe hospeda fica responsável pela manutenção e o funcionamento de tudo, tanto oferecendo suporte total ao produto  te insentando de preocupação no sentido técnico.

A desvantagem mesmo  é que você perde em liberdade, já que esse tipo de hospedagem não permite que cada site utilize mais do que 2% ou até 5% dos recursos totais do servidor onde estão todos os sites hospedados.
Mas por outro lado, se a loja vai ser em nível de lojinha só pra ter, olhando pro lado do custo benefício é até aceitável este tipo de hospedagem uma vez que permita fazer algumas configurações básicas , por exemplo no php.ini .

Então se de tudo ainda optar por uma hospedagem deste tipo,  entre em contato com a hospedagem, fale que vai instalar uma loja integrada com o Webacappella, se eles fornecem recursos para isso e se eles aceitam pelo menos as seguintes configurações abaixo no php.ini

    magic_quotes_gpc = off
    memory_limit = 256M ou 512M
    max_execution_time = 300
    max_input_time = 300
    upload_max_filesize = 64M
    post_max_size = 64M
    max_input_vars = 10000
    safe_mode = off    
    suhosin_post_max_vars = 10000
    suhosin_request_max_vars = 10000
    allow_url_fopen = on
    cURL - instalado para que por ex. Paypal e outros serviços web funcionem sem problemas.
    mod_rewrite = instalado e ativado

* Em outro artigo entraremos com mais detalhes em configurações no servidor



Hospedagem Servidor dedicado:
No servidor dedicado é um computador inteiro, com todos os recursos e capacidade de processamento só para o seu Blog/site, sem precisar dividir nada com ninguém a não ser com seus próprios dominios como mostrado acima no exemplo com o Facebook.
Um servidor dedicado é um computador ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade. Desta forma a única responsabilidade da empresa que você contratou, é de manter este servidor ligado e conectado o tempo todo.
Dedicado é a melhor alternativa para lojas com mais de 1000 produtos e com um quantidade considerável de visitas por dia. Também é usado para aplicações na web entre outras coisas.
Além da liberdade que você pode ter, você também pode usar até 100% dos recursos de seu servidor. Claro que não devemos usar tudo isso, caso contrario fazemos ele cair, porém seu servidor estando devidamente configurado e sendo usado de forma correta, nunca irá chegar perto desses 100%, sendo possível aguentar um numero enorme de visitantes ao mesmo tempo dentro do site, sem diminuir a velocidade ou até mesmo sem correr o risco de cair.

Podemos sentir uma diferença fazendo um teste de ping. O teste de ping conta muito para termos uma idéia da velocidade que a loja pode ter.

Para um teste de ping utilizamos um comando do dos via prompt. Então abra o prompt de comando e digite a seguinte sintaxe: ping -a e o nome do servidor. Ex(ping -a webacappellashow.com.br) 

Então vou fazer um teste do domínio do Webacappellashow que está em uma hospedagem compartilhada.

Reparem nos trechos de amarelo. Estes valores referente "tempo" quanto menores melhor. Ele mostra a velocidade de resposta entre o seu pedido e o servidor.

Vamos fazer agora com o do Submarino que é um grande magazine só para termos uma comparação.




Reparem a diferença.


Só mais um teste para sentirmos mesmo a diferença de uma hospedagem compartilhada com a dedicada.

Vamos testar com a Lojas Americanas

Reparem.


Pelo que vimos enquanto minha hospedagem o tempo médio de resposta do servidor é de 160ms; o do Submarino e das Lojas Americanas fica numa média de 16ms

Uma considerável diferença não acha?


Hospedagem semi Servidor dedicado:

Geralmente é limitada um compartilhamento a uma quantidade máxima de sites e se beneficia de uma teia de servidores dedicados dependendo do serviço que executa. É uma alternativa boa para lojas virtuais que terão um fluxo razoável, mas não como as grandes magazines.

Outro fator é saber quais datacenters o servidor utiliza; servidores que utilizam muitos datacenters fora do Brasil costuma ser lentos para acessos brasileiros.  Então essa questão de dizerem que melhor hospedar em servidores fora do Brasil é relativo. Pois depende do trajeto que vai ser feito a partir do acesso.  

As vezes utilizar uma hospedagem que usa datacenters no Brasil pode resultar num acesso mais rápido do que os que usam datacenters no EUA. Daí vai a pergunta: - O foco da sua loja é clientes no Brasil ou no exterior.?

Neste site http://www.monitis.com/traceroute/ você pode tanto ver a rota de acesso do site quanto uma comparação do acesso feito em continentes diferentes.

Você pode também usar o comando "tracert" no prompt do msdos para ter uma idéia do trajeto e do tempo de resposta de cada um..até mesmo perceber se houve no trajeto alguma falha.


O www.webacappellashow.com.br usa a hospedagem hostgator compartilhada, fazendo uma pesquisa na internet a Hostgator é considerada uma das melhores hospedagens ganhadora de vários prêmios.  Mas tem que se ter em mente que muita coisa vai variar do plano que você está contratando.  Não é porque que você ouve falar que a Hostgator é boa que sua loja vai funcionar bem em um plano compartilhado da hostgator não. 

Veja abaixo o teste com o tracert feito com o www.webacappellashow.com.br





agora compare com o do Sumarino




Então você também tem que ter em média o trajeto que a requisição da loja vai ter. 


No anda da carruagem nessa série de posts iremos criar uma loja com WebAcappellashow nesta hospedagem compartilha e poderão sentir a velocidade da loja neste tipo de hospedagem.

Dizem também por aí que uma hospedagem compartilhada fora do Brasil a qualidade é bem melhor. No entanto é bom saber também sobre o trajeto. Pois pode ser bom para quem vai acessar o site de lá e não do Brasil. 

Enfim são inúmeras questões que podem afetar o desempenho da loja e por isso antes de pensar em design e outros flu flus é primordial a definição das expectativas da loja para a escolha correta da hospedagem.


Outros detalhes que também ajudam ao escolher a hospedagem são:








  • Servidores que utilizam tecnologia nas nuvens geralmente são mais estáveis e apresentam melhores desempenhos.
  • Verifique sempre qual é o limite de tráfego mensal do servidor. Cuidado com os que dizem ser ilimitados, eles podem ter restrições que poderão lhe prejudicar
  • Verifique o espaço em disco disponível e se o mesmo é compartilhado com Banco de Dados, E-mail e Arquivos.
  • Antes de contratar faça uma ligação para a empresa, digo isso porque se você tiver algum problema você tem com quem reclamar
  • Pergunte qual é a velocidade do datacenter, se eles não souberem responder peça que pesquisem e lhe informem por e-mail. Geralmente não informam porque é muito baixa a velocidade. Se estiver abaixo de 1 GB não contrate pois você perceberá que o site esta lento para ser acessado
  • Pergunte qual é o uptime do servidor que eles garantem. Sevidores que dizem 100% estão mentindo e pergunte o que pode ser feito caso o uptime seja inferior ao tempo informado na hora do contrato.




  • Qual devo contratar para uma loja?

    Agora está a questão, a loja vai ter quantos itens cadastrados? Qual a previsão de visitas na loja? Você quer uma loja em alto desempenho ou o visitante da loja é mais paciente?

    São informações que se deve colher do seu cliente (caso você seja um profissional que estará vendendo um site com a loja virtual). Pois depois quem vai ter que fornecer todo um suporte com as problemáticas é você, e se a hospedagem não tiver adequada. nada poderá fazer. Você vai chegar para seu cliente depois dele já ter contratado o serviço e dizer que ele vai ter que pagar uma hospedagem muito mais cara que ele já paga ? 


    Para vc ver .. ter uma loja não é bem simples como parece. Por uma loja on line tem que saber bem qual as perspectivas desta loja.. Pois por a loja on line é facil dificil são as complicações depois se não for feito um bom estudo.


    No Site do Prestashop é indicado um serviço de hospedagem:


    O A2 HOSTING (https://www.a2hosting.com). 



    Outras hospedagens sugeridas em pesquisa feita pela internet, para ter uma loja Prestashop. Mas é bom deixar claro que não são sugestões minhas e não é para qualquer plano. Eu por exemplo num plano comum da Hostgator não sugiro para uma loja Prestashop com WebAcappella.


    IntelHost - https://www.intelhost.com.br/hospedagem-de-sites-prestashop/
    IConectado Host: - https://hospedagem.iconectado.com.br/hospedagem-php/
    Hostgator - https://www.hostgator.com.br
    MD HOSPEDA - https://mdhospeda.com/
    BrasilWebHost - http://www.brasilwebhost.com.br/
    Bravulink - http://www.bravulink.com.br/
    HostDime - http://www.hostdime.com.br/
    LocalWeb - http://www.locaweb.com.br/default.html
    TMD Hosting - https://www.tmdhosting.com/
    IDEON - https://ideon.net.br/hospedagem-prestashop.php



    Por fim lembro que, não quero convencer você de não usar a loja por não ter requisitos ideais, mas sim de se alertar para o investimento necessário ou até mesmo o seu cliente antes de vender algo que você não tem condições nem mesmo de dar um suporte.

    Nos próximos posts daremos inicialização na instalação da loja no que se trata de configurar melhor a hospedagem, tradução, módulos, recursos, vamos criar uma loja para o WebacappellaShow  usando a hospedagem compartilhada atual. Até mesmo para todos sentirem o desempenho.

    Abraços a todos e um bom domingo.





    03/09/2015

    Primeiros conceitos






    Olá galera do bem, antes de iniciar esta postagem gostaria de deixar bem claro que não sou um expert em SITES RESPONSIVOS, em SITES MOBILES e nem em SEO.

    Sei algumas coisas, mas não sou nenhum mestre e ainda tenho muito que aprender.  Porém sou o tipo de pessoa curiosa, procuro ter a mente aberta (olhar a xícara em várias posições, ter vários pontos de vista) e não saio aceitando a primeira notícia que chega a mim. Procuro pesquisar e estudar bastante antes de dar o meu aceite. Pode me chamar de teimoso..não ligo..heheh

    Mas uma coisa é certa, gosto de usar muito a lógica em qualquer assunto. Então essa postagem é baseado em algum conhecimento que tenho + pesquisas e estudos que ando fazendo + lógica.

    Aceito qualquer comentário que venha somar em meus conhecimentos. Eu até peço que comentem.


     A primeira coisa a fazer é se perguntar: - Porque quero um site responsivo?

    Se veem por aí muitas postagens conceituando um site responsivo como um site preparado para dispositivos móveis por se adaptar em qualquer resolução. Pois a conclusão que cheguei após vários estudos, vários testes, várias simulações, lido e relido as exigências do Google  referente versão mobile do site, tenho um conceito um pouco diferente.

    "No meu ponto de vista site responsivo é aquele que  ajusta seus elementos para uma melhor visualização em qualquer resolução. "  Nada além do que isso; por ser responsivo não significa que ele está pronto para ser rankeado pelo Google no que se trata dispositivos móveis.

    Pois se alguns elementos  não estiverem seguindo as regras exigidas pelo google, mesmo sendo responsivo não entra no rankeamento. O mesmo acontece para sites que são desenvolvidos no intuiteo de serem mobiles. Se não passarem por certas regras do Google também não serão classificados.


    Outro detalhe, se você não tem um site responsivo e não tem ele em versão Mobile, apenas em pesquisas feitas em celulares ele não aparece no rankeamento. Uma vez que hoje é uma desvantagem devido ao avanço da quantidade de internautas que optaram utilizar mais o celular para navegação.

    Agora vem o foco: Estes internautas que estão optando utilizar os dispositivos móveis para navegação são o mesmo público direcionado para o site do seu cliente? Pensando por este lado o % diminui um pouco. Pois é visível aos olhos que estes internautas mobiles, utilizam mais o celular  para bate papo, aplicativos (o que não é a mesma coisa que um site responsivo e nem um site versão mobile), redes sociais,leitura de artigos de blog por exemplo  e vocês sabem mais ou menos os demais melhor do que eu.

    De repente possa até ser mais interessante ter um aplicativo do que uma versão mobile.


    Estava esquecendo de citar: Ter o MENU DE OPÇÕES  responsivo também não faz do site ser responsivo. e nem dele uma versão Mobile.


    Em algumas pesquisas que fiz me deparei com algumas situações que acho bacana citar aqui, sendo que este primeiro artigo desta série é mais para termos os primeiros entendimentos.

    Fiz um pesquisa pelo google sobre sites totalmente responsivos e bem conceituados. Então de uma centenas de sites que visitei separei alguns para mostrar neste artigo juntamente com algumas observações feitas por mim.


    O 1º foi: https://nightwalk.withgoogle.com/en/home



    Veja ele em tela inteira no desktop.



    Agora veja o mesmo executando o tesste do goole
    link: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?url=https%3A%2F%2Fnightwalk.withgoogle.com%2Fen%2Fhome
    Passou no teste do google belezinha.

    Mas reparem que surgiu um botão a mais  e a imagem do fundo mudou,


    Dá uma impressão que apesar do site ser responsivo também exista uma versão mobile não é?

    ........................................
    --------
    Neste 2º  exemplo já fiz diferente. Reduzi a janela do navegador ao máximo para ver como o site ficaria na menor resolução do browser.

    O link do site analisado é  http://www.radicaltesta.com/index_d.php

    Veja o print:



    Agora veja o  resultado no teste do google
     https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?url=http%3A%2F%2Fwww.radicaltesta.com%2Findex_d.php



    Neste 2º exemplo não deveria também a logo aparecer no topo a esquerda? Ou ser mais semelhante uma da outra? Confesso que ainda estou aprendendo, e que realmente dá a impressão que existe versão do site Mobile além do site ser responsivo. Mas ainda não posso afirmar nada.

    O que mais você leitor tem que fazer até agora é seguir a série das postagens pois muitas coisas serão reveladas. Tudo ao seu tempo, estamos somente nos familiarizando com "a coisa".

    "Eu gosto muito de falar que ter dúvidas é a melhor coisa para se tornar um expert no assunto. "

    PORTANTO HOJE EM 29/07/2016 , já foi corrigido o problema. Hoje o teste do Google mostra o seguinte resultado:






    Mas mantive a imagem anterior para o entendimento de todos.



    ----------------------------------

    No 3º exemplo, que mostra claramente o que já disse anteriormente neste artigo. "Não basta o site ser responsivo para ser classificado como uma versão mobile do site."

    O link do site é este: https://pollenize.org/

    Veja o print do site com a janela do browser na menor resolução possível, Vendo assim de primeira mão já pensamos que o site está pronto para mobile. Não é mesmo?




    Agora veja pelo teste do Google:  https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?url=https%3A%2F%2Fpollenize.org%2F



    Comparem o resultado do site no visor  e reparem que o Google determinou que o site "não compativel com dispositivos móveis."

    Veja os erros : Conteúdo maior que a tela
    Links muitos proximos


    Então, depois de dois dias que já estava envolvido em estudos referente sites responsivos e Versão mobile, decidi refazer o teste neste mesmo site.

    Reparem que a própria aparência do site no navegador reduzido ao máximo já mudou:



    Refazendo o teste do google: Agora ele já passou nos testes. Veja o print:




    Dá impressão que alguém tentou acessar o site, percebeu o erro e avisou o webmaster para uma correção.


    Em nosso 4º exemplo foi o link http://taskka.com.br/, que também é considerado um site responsivo.


    Este acredito eu que é um site responsivo sem ter outra versão para o celular , faça as comparações


    Agora teste do google :    https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?url=http%3A%2F%2Ftaskka.com.br%2F


    Há muita semelhança entre as duas imagens não é? Este parece ser realmente um site responsivo sem versão mobile.


    O que eu andei percebendo até agora, que criar um site responsivo vai depender muito do projeto do site e das condições.

    Condições digo se já existe uma versão desktop, daí é melhor criar uma para mobile. Outra condição é se vai iniciar o projeto a partir do zero. Daí "pode ser" que a versão responsiva seja melhor.


    Eu por exemplo prefiro ter o trabalho de fazer duas versões do site , uma desktop e outra mobile. Pois meu ponto de vista é o seguinte. A pessoa num mobille 70% das vezes vai acessar o site pq precisa acessar e já focado no que quer ver ou saber. Nem tudo que tem no site desktop é necessário ter na versão mobile. Vejo a versão mobile mais direcionada e focada a determinadas informações do site (isso dependendo do ramo de atividade, e do que o site é direcionado) Outro motivo, técnica usada pelas grandes lojas magazines é que a versão mobile sendo mais direcionada para seu objetivo ter o carregamento mais rapido no celular, pois dispensa apetrechos que podem ser usado na versão desktop.

    Penso eu que a pessoa quando visita um determinado site pelo celular ela já vai focada no que realmente quer.


    Por isso prefiro a versão mobile, pois desenvolvo mediante o foco principal de cada negócio:


    Exemplo:

    Uma versão mobile para um hotel, a pessoa vai na intenção de ver fotos das instalações e aptos, tem que ter um menu bilíngue, um acesso a reserva, contato, localização e como chegar e alguma informação mais relevante. Ela não quer ler a história do hotel, ou quem já se hospedou ali e etc.

    Para um site de  dj, é ter seu contato, talvez fotos de eventos que já participou, numero de telefone, talvez um player de música pois pode estar num local e querer curtir o som.

    Poxa.. a versão mobile é resumida, não tem que ter tudo que na versão desktop tenha.


    Você pode fazer o teste de compatibilidade com dispositivos móveis clicando aqui. Este teste é oficial da Google Developers.





    Penso também.. Se responsivo fosse melhor porque o próprio site da  google não seria? Pois site responsivo é o que se ajusta automaticamente na resolução.  E todos temos certeza que para o Google seria mole ter um site responsivo.


    O do Google como podem ver no print abaixo não se ajusta.


    Veja o site do Google testado na sua própria ferramenta:



    Se o site do Google não muda tanto assim da versão desktop para a versão mobile porque o seu site não é responsivo?


    Outro gigante, o site do Submarino, também não é responsivo.


    Vamos ver ele no teste do google:





    E o gigantesco facebook ? Também não é um site responsivo.



    Vamos ver agora no teste do Google.



    Dái continua a pergunta: Porque criar um site responsivo? Pode ate ser devido as resoluções diferentes de monitores, televisões, telas de notebooks.. pode até ser isso, mas para ser classificado com um site para dispositivos mobile. Isto é um mito.

    Dizer também que o site responsivo se posiciona melhor do que um site que tem a versão mobile também é um mito. Tanto que o próprio site do Google não é responsivo.



    Ao decorrer dos artigos referente Mobile muito detalhes, serão mostrados, muitas dicas serão dadas e muitas soluções apresentadas. 

    Como já tinha dito, este artigo é para começamos a familiarizar e despertar dúvidas em que nos ajudarão tomar as decisões para cada projeto.




    Nos próximos posts sobre este assunto, eu já irei mostrar vantagens e desvantagens de cada um e iniciar  dicas de como fazer um site funcional com versão mobile;  e ajustes que tenho vistos em websites feitos no WA RC em que a galera ainda não percebeu. 

    E como vocês observaram sendo ele responsivo ou mobile tem que passar no teste do Google. E se responsivo também tenho que acertar detalhes, porque não fazer duas versões? E outro detalhe é que criar um site responsivo requer muitas variáveis que as vezes gasta mais tempo do que criar duas versões.. (veremos isto com o decorrer do tempo)


    Se desapontei alguém com este artigo peço desculpas. Mas se não encerrar por hoje vou virar a noite aqui digitando. 

    Outro motivo dessa série de postagens é que o WA RC ainda deixa muito a desejar. Vários recursos estão muito fracos e outros impossíveis de se fazerem. Digo eu que o WARC hoje é mais direcionado para sites muitos simples. Sem dizer que foram enfraquecidos vários recursos de SEO, botões, e só para ter uma idéia, o menu original do WA RC demora muito a carregar pelos dispositivos móveis.

    Um grande abraço pra todos.



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