13/07/2015

POST 3 | Como escolher um ADM - Sistema de gerenciamento de conteúdo para sites WebAcappella








Inicialmente é importante lembrar que os quesitos da minhas postagens são referente a minha opinião devido a vários transtornos que já passei. 

E que os quesitos não são obrigatórios , apenas dicas para contar pontos na decisão na hora de escolher um ADM. Frisando também que particularmente eu adquiro todos.



QUESITO 13 - INSTALAÇÃO





Outro detalhe, apesar de não ser de grande importância; pois após superado algum transtorno na primeira instalação as próximas é fichinha; é a facilidade e liberdade na hora de instalar o sistema.

Digo liberdade pelo seguintes fatores: 
- Poder instalar em qualquer pasta, e não somente na padrão informada pelo fornecedor do sistema.
- Poder ter mais de uma instalação do sistema no mesmo domínio. Pois o próprio desenvolvedor WebAcappella pode além de querer utilizar o sistema no seu próprio site, como disponibilizar um demo para seus clientes.

A instalação deve ser de preferência automática além de ter opção de instalação manual caso a automática falhar. Vale para o sistema completo quanto para os módulos avulsos.

Deve-se ter manuais escritos e em vídeo para as duas opções, tanto automatizada quanto manual. 

Este quesito tem sua importância pois imagina você adquirir um sistema e na hora de instalar já ter a necessidade de acionar o suporte para tal?

E pior ainda, quando o suporte não te atende com eficácia. Isto acontece muito quando quem lança o sistema não é o próprio programador. Pois veja bem, você já depende de uma outra pessoa para atender seu cliente, e ter que depender de mais uma outra pessoa? De experiência própria eu digo: - É uma situação complicada, pois a qualidade do seu suporte vai depender da qualidade do suporte que você recebe no se tratar da área administrativa.






QUESITO 14 - REDES SOCIAIS



Outro detalhe que seria interessante, digo seria pois ainda não vi nenhum ADM que ofereça este quesito; é ter vinculação com as redes sociais.

Pois imagina o cliente postar uma notícia interessante e ali ter um botão em que ao clicar compartilhasse esta notícia no Facebook por exemplo. 

Por isso eu gosto de utilizar o Prestashop no caso do meu cliente ter um catálogo de produtos. 

Por exemplo utilizando o Prestashop o visitante do site ou até mesmo o próprio dono do site,  clica no produto e resulta na seguinte imagem.



Em seguida ele clica em "Compartilhar no Facebook" como mostra a seta vermelha. Simplesmente resulta em uma postagem daquele produto no Facebook (imagem abaixo). Resumindo, é lançada uma propaganda do produto entre os amigos e ou integrantes de um grupo de quem compartilhou. Bom ou não?






QUESITO 15 - META TAGS DO CLIENTE

Diferente do que postei no QUESITO 9, neste caso seria o cliente, digo dono do site; possa incluir meta tags em alguns lugares no site. Mas que realmente funcionam, e não apenas inseridas dentro do banco de dados como apenas mais uma informação a alimentar.

Pois os robôs dos mecanismos de busca não procuram dentro dos arquivos de banco. E para quem não sabe a maioria dos sistemas ADM utiliza frames, e para o Google, um  site que utilize frames requer uma análise cuidadosa para garantir que o tráfego é acompanhado de forma precisa e que as informações de referência são mantidas. 




QUESITO 16 - LIBERDADE NA APLICAÇÃO



Quando digo liberdade na aplicação, é o desenvolvedor Webacappella ter mais liberdade ao inserir o código no projeto e não ficar preso em um padrão de como inserir.

Vou tentar explicar melhor: 

Supomos que vou incluir no site do cliente uma área de álbum de fotos. Daí o ADM me obriga a utilizar uma área com dimensões X.  Sendo que algumas vezes seguir o padrão do ADM acaba interferindo no design do site. 

Outro detalhe é que, o que o desenvolvedor precisa do ADM  é mostrar as informações do banco e não molduras e ou títulos já padrões no ADM. Se eu precisar colocar a frase "Álbum de fotos" no projeto eu coloco usando as fontes e cores combinando com o design do projeto, e não o sistema fornecer este título automaticamente pra mim em suas configurações padrões. Ou até mesmo me mostrar o álbum dentro de uma moldura a qual não tem nada haver com o design do site. O desenvolvedor precisa apenas que mostre as fotos. 


UMA PARADINHA



Depois de tantos quesitos surgem questões de como escolher, sendo que os ADM cada qual com sua característica não atende todos, e as vezes é melhor em um quesito e pior em outro.

Muito simples. Vou passar uma dica: 

Em primeiro lugar você vai escolher o que mais lhe atende, isto é uma questão particular sua. Mas para servir de ajuda você pode criar por exemplo uma planilha no Excel mais ou menos assim. 



Na primeira coluna você lista os Quesitos, a segunda coluna você determina a importância de cada quesito pra você, na terceira coluna você preenche com sua nota referente cada quesito. Lembrando que se o valor da importância de um quesito for 5 por exemplo..se tiver dando a nota 5 , aquele quesito atingiu 100% da importância (importante observar isso). Em outra coluna você coloca coloca o % que a nota atingiu sobre a importância. No final da coluna % você insere a média do resultado da coluna %. Daí você faz a comparação no resultado final.

Os quesitos você pode incluir livremente, de acordo com sua necessidade.

Exemplo da planilha (os dados inseridos são sem relevância, servem apenas para exemplo)




No exemplo então de acordo com o que tem mais importância para mim, e se fosse para escolher, seria o Fornecedor 1.

Mas continuo batendo o pé, se você é um desenvolvedor WebAcappella adquira todos.


Bom, lembrando que não estou aqui julgando um ou outro que exista no mercado. Apenas expondo minha opinião em quesitos. Espero que os artigos sejam vistos de forma positiva aos Fornecedores deste tipo de sistema. E que ajude os mesmos melhorarem os pontos deficientes dos mesmos. 

Abraço a todos.










12/07/2015

Facebook Open Graph | Imagem compartilhar no Facebook personalizada no seu site WebAcappella


TEMA: Redes Sociais
ARTIGO: Revisado e Melhorado
VERSÃO: WA RC  |  WA 4


Olá galera do bem!

Existem certos detalhes que nos tempos de hoje não podem faltar em um website. Um deles é a interação do seu site com redes sociais. O Facebook hoje é considerada a maior rede social de todos os tempos, e uma porta para atrair novos clientes.

Sabe aquele ícone "Compartilhar" do Facebook que se vê em vários sites? Pois então; se você clica nele o que acontece? Simplesmente você compartilha para todos seus amigos, ou todos de um grupo que você participa.

Imagina a importância que esse ícone (botão) tem; o visitante do seu site divulgando seu site pra você.

Porém uma vantagem pode se transformar em transtorno se não estiver bem trabalhada. Pois, se o site não estiver configurado com Facebook Open Graph, nem sempre as imagens e textos divulgados no Facebook causam boa impressão.

Este é o tema desse post: Aplicar o Facebook OpenGraph no seu site WebAcappella inserindo uma imagem personalizada. Existem métodos mais complexos que ao decorrer do tempo estarei postando aqui no blog.




Então o primeiro passo é incluir o código abaixo no head do seu site. Mas calma, não vá copiando e colando, vamos entender  e fazer as alterações devidas primeiro.

<meta property="og:locale" content="pt_BR" />
<meta property="og:type" content="website" />
<meta property="og:image" content="URLDAIMAGEM" />
<meta property="og:image:type" content="image/TIPOIMAGEM" />
<meta property="og:image:width" content="LARGURA">
<meta property="og:image:height" content="ALTURA">
<meta property="og:site_name" content="NOMEDOSEUSITE">
<meta property="og:title" content="TITULOASERPOSTADO" />
<meta property="og:description" content="DESCRIÇÃO" />
<meta property="og:url" content="URLSITE" />


ENTENDENDO O CÓDIGO E FAZENDO AS ALTERAÇÕES


<meta property="og:locale" content="pt_BR" />

Nessa tag definimos basicamente o local/idioma da publicação. A documentação do Open Graph recomenda optarmos pelo idioma em qual o site está escrito. Mas sei de muita gente que opta em usar "en_us"

<meta property="og:type" content="website" />

Nesta você define o tio do seu website. O valor padrão é "website", Mas pode ser alterada de acordo com o conteúdo; por exemplo, se for um artigo pode-se colocar a palavra "article". No nosso caso vamos manter "website"

<meta property="og:image" content="URLDAIMAGEM" />

Nesta você informa o caminho da imagem a aqual deseja ser compartilhada. Eu, particularmente gosto de utilizar imagens maiores (1200 x 628 px) Mas o Facebook também aceita imagens de 200 x 200 px.
Portanto com um programa da sua escolha crie uma imagem em uma das dimensões citadas acima.

Neste exemplo eu criei uma de 1200 x 628px . 



Após criado a imagem hospede a mesma em uma pasta dentro da hospedagem do seu site. O caminho da imagem será o local onde está postada seguido do nome da mesma. Eu salvei a imagem deste exemplo como compartilhaface.png dentro de uma pasta nomeada img.

<meta property="og:image:type" content="image/TIPOIMAGEM" />

Nesta você informa o tipo de imagem utilizada. No caso do exemplo é PNG.


<meta property="og:image:width" content="LARGURA">
<meta property="og:image:height" content="ALTURA">

Nestas duas se informa as dimensões da imagem. Portanto eu utilizei 1200 x 628, mas imagens nas dimensões 200 x 200px também são aceitas. Portanto na minha opinião não fica muito chamativo.


<meta property="og:site_name" content="NOMEDOSEUSITE">

Substitua o trecho em vermelho pelo nome do seu site.

<meta property="og:title" content="TITULOASERPOSTADO" />

 Substitua o trecho em vermelho pelo texto que deseja que apareça logo abaixo da imagem como o título principal da postagem no Facebook.  No exemplo eu coloquei "WEBACAPPELLA SHOW"

<meta property="og:description" content="DESCRIÇÃO" />

Nesta substitua o trecho em vermelho pelo texto que vai logo abaixo do título a ser postado. Pense neste texto como uma chamada para que desperte a atenção dos internautas. Como exemplo eu defini como "Sua biblioteca on line Webacappella | Dicas / Truques /Tutoriais "

<meta property="og:url" content="URLSITE" />

Para finalizar o código substitua o trecho em vermelho pela url completa do seu website , com http:// .



Então para este exemplo meu código ficou como o abaixo:

<meta property="og:locale" content="pt_BR" />
<meta property="og:type" content="website" />
<meta property="og:image" content="http://www.webacappellashow.com.br/img/compartilhaface.png" />
<meta property="og:image:type" content="image/PNG" />
<meta property="og:image:width" content="1200">
<meta property="og:image:height" content="628">
<meta property="og:site_name" content="WEB ACAPPELLA SHOW">
<meta property="og:title" content="WEBACAPPELLA SHOW" />
<meta property="og:description" content="Sua biblioteca on line Webacappella | Dicas / Truques /Tutoriais" />
<meta property="og:url" content="http://www.webacappellashow.com.br" />



Após tudo configurado é hora de inserirmos no nosso site WebAcappella


PARA O WA 4


 Então utilize a opção SITE>>PROPRIEDADES DO SITE clique na CATRACA e insira o código logo no início do campo CÓDIGO HTML:




PARA O WA RC

Após conectar no seu projeto no WA RC clique em Website settings.




Clique em Edit HTML Code e insira seu código. 




Agora publique seu site.

Após publicado é hora de conferirmos se ficou tudo certinho:



IMPORTANTE: Toda vez que alterar a imagem acesse esse link e faça o procedimento de verificação.

Agora no campo disponível digite a URL DO SITE informado e clique em Debug. Será dado um relatório (em inglês) .



Repare que se tiver algum erro será mostrado para as devidas correções.


Depois de feita as devidas correções eu aconselho testar também postando o url informado diretamente no Facebook e vendo o resultado.



Agora que está pronto. Falta somente inserir o botão nas páginas desejadas. Você pode utilizar tantos botões personalizados por você ou seguir instruções das seguintes postagens; ou até mesmo digitar a url em uma postagem no Facebook.



Visite o a demonstração online e faça o teste clicando nos botões compartilhar do Facebook para ver como se procede.. 








04/07/2015

Webmail da Roundcube diretamente no site Webacappela





Olá galera do bem,

Há um tempo atrás um colega  necessitava colocar uma forma de acessar o webmail da Roundcube diretamente do site. Pude prestar este auxílio e estou então postando aqui para enriquecer nossa biblioteca WebAcappella

No exemplo vocês não conseguirão acessar pois não sabem a senha da conta de e-mail. Mas já dá pra ter uma noção

TEMA: E-MAIL | CÓDIGOS
ARTIGO: Revisado e melhorado
VERSÃO:  WA  4  e WA RC



Vamos lá:


Vale a pena citar que acessar o webmail é algo que o internauta(visitante do site) não precisa ter acesso. Por isso eu acho interessante criar uma página que seja restrita para esta funcionalidade.

Só como exemplo não vou utilizar esta parte restrita para todos poderem visualizar.

Em outra postagem estarei explicando de como criar um sistema de login bacana para se colocar no site WebAcappella.



Para esta funcionalidade utilizaremos o código abaixo:



<form action="http://endereço_do_site:PORTA/login/" method="POST" target="_blank">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
<input type="hidden" name="goto_uri" value="/3rdparty/roundcube/index.php">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
E-mail:
<input type="text" name="user" size="TAMANHOCAMPOEMAIL" alt="E-Mail" value="@domínio" onblur="if(this.value=='') this.value='E-Mail';" onfocus="if(this.value=='E-Mail') this.value='@endereço_do_site';">
Senha:
<input type="password" name="pass" size="TAMANHOCAMPOSENHA" alt="" value="" onblur="if(this.value=='') this.value='';" onfocus="if(this.value=='') this.value='';">
<button value="Login" name="Submit" type="submit" title="Login">Acessar</button>
</form>



Entendendo o código e fazendo alterações:


Observe as áreas do código em vermelho, estas serão substituídas por você.

endereço_do_site  -  Altere com o endereço do domínio referente ao e-mail , ex:Para o e-mail  contato@webacappellashow.com.br  usarei www.webacappellashow.com.br

PORTA : Substitua pela porta que acessa seu webmail. para descobrir basta acessar o webmail pelo cpanel da hospedagem. Assim você poderá saber a porta a ser utilizada.



E-mail: : Substitua com o texto que queira  que apareça na frente do campo do e-mail

TAMANHOCAMPOEMAIL : Informe o tamanho que você quer o campo onde será digitado o e-mail 

@domínio : Você preenche com uma máscara que irá aparecer no campo do e-mail antes que seja digitado algo ou pode deixar sem nada para que não apareça nada

SenhaSubstitua com o texto que queira  que apareça na frente do campo da senha

TAMANHOCAMPOSENHAInforme o tamanho que você quer o campo onde será digitado a senha

Acessar: Substitua com o texto que você quer que apareça dentro do botão  


O meu código alterado para este exemplo ficou assim:


<form action="http://www.webacappellashow.com.br:2095/login/" method="POST" target="_blank">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
<input type="hidden" name="goto_uri" value="/3rdparty/roundcube/index.php">
<input type="hidden" name="login_theme" value="cpanel">
Digite seu email:
<input type="text" name="user" size="40" alt="E-mail" value=@webacappellashow.com.br onblur="if(this.value=='') this.value='E-Mail';" onfocus="if(this.value=='E-Mail') this.value='@ed';">
Senha:
<input type="password" name="pass" size="10" alt="" value="" onblur="if(this.value=='') this.value='';" onfocus="if(this.value=='') this.value='';">
<button value="Login" name="Submit" type="submit" title="Login">Enviar</button>
</form>


IMPLEMENTANDO NO WEBACAPPELLA:


No WA RC




Para ver o resultado clique aqui:




No WA 4


Agora no WebAcappella 4 utilize a opção INSERIR>>CÓDIGO HTML e insira o seu código já com suas alterações.



Para ver o resultado clique aqui:



Em funcionamento se as credenciais estiverem certas vai cair direto para o webmail do Roundcube.



Caso contrário vai ser redirecionado para a tela padrão do webmail do domínio.







É isso aê galera do bem..abração.



03/07/2015

Post 2 | Como escolher um ADM - Sistema de gerenciamento de conteúdo para sites WebAcappella.










No post 1 de "Como escolher um ADM", comecei a passar dicas para os interessados a adquirir um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites criados no Webacappella. Se você não viu , clique aqui.



Gostaria de lembrar que não estou aqui julgando um ou outro. Como dito eu procuro adquirir todos. Pois cada um adapta de uma maneira diferente. 



Apenas estou passando dicas, pois já tive muita dor de cabeça e retrabalho em projetos dos meus clientes.



Aos colegas que fornecem o sistema, espero que não vêem como uma crítica negativa ou um desafio; e sim que filtrem algo de bom e melhore os pontos deficientes no negócio de vocês. Não estamos aqui guerreando e sim procurando melhoras.




QUESITO 6 - SUPORTE




Se você estiver utilizando módulos separados baixados pela Net, tipo php para noticias, php para album de fotos, este quesito não conta. Mas se pensa em investir num sistema ADM, aí a coisa muda. Você está gastando do seu bolso. E mesmo que o sistema seja um valor irrisório, acredite, pode causar retrabalhos o que te vai custar muito caro.



Um detalhe importante ao se escolher um ADM, é seu suporte. As formas de que oferece para contatar o suporte.



Sistema de tickets

E-mail para contato
Formulário de Contato on Line
Telefone para contato (de preferência número de telefone fixo)
Endereço ( este é difícil de se ver, uma vez que geralmente são desenvolvidos por pessoas físicas em sua própria casa)


Um fornecedor que tem um bom produto não tem o porque se esconder. Um detalhe importante é se ele tem um número de telefone de contato; de preferência número fixo. 



Lógico, é indispensável um sistema de tickets para registrar os chamados e um formulário de contato, tanto como um e-mail. Mas estes 3 últimos você não sabe quando vai ser atendido e nem quando terá um feedback de suas questões.



Fornecer um telefone fixo é um detalhe que mostra compromisso no que faz.



Um fornecedor que só possui formas de contatar virtualmente, pode sumir a qualquer momento. Daí pra você correr atrás do prejuízo é mais complicado. 



Faça contato com o suporte com perguntas e veja o tempo de resposta em vai ser obtido.. Um suporte que demora te responder ou porque não está bem preparado para o tal, ou o sistema tem tantos problemas e dúvidas que não está dando conta do recado.



Proponha idéias ao suporte, melhoras, críticas e observe como vão ser recebidas.





QUESITO 7 - MOBILE



Para quem não sabe sites não adaptados aos smartphones perdem relevância nas buscas do Google. 



Portanto um quesito importante é se os módulos estão preparados pra isso.










QUESITO 8 - MÓDULOS



Este quesito é outro que só serve se você está adquirindo um sitema ADM completo. 



Veja quantos módulos o sistema possui em seu pacote original e quantos módulos foram disponibilizados para aquisição avulsa. 



Verifique a data de lançamento de cada módulo,  de forma tentar perceber se é um sistema o qual você estará sempre recebendo novidades (mesmo se tem que investir por elas).



A essência é perceber que o fornecedor trabalha no sistema, e não é um sistema abandonado. Do tipo colar colou, ou vender vendeu.. Entenderam a mensagem?






QUESITO 9 - META TAGS NO CÓDIGO FONTE



Lógico que sem ter os arquivos fica complicado, mas consulte o fornecedor e faça-o essa pergunta: No código fonte do sistema as meta tags vão redirecinar pro meu projeto ou para o negócio de vocês? Vejam qual é a resposta dele , Em um ADM eu encontrei as meta tags apontando para Spark Agência sites, com o endereço do site e tudo. 


Para quem não tem conhecimento do que estou falando tem um link de facil entendimento que eu encontrei na net. Clique aqui para acessar o link. 


Agora, para os FONTES baixados gratuitamente pela net você pode localizar facilmente utilizando um programinha que utilizo. O nome do programinha é SurfFind. 




Em folders você coloca o caminho de onde estão os arquivos do sistema, em files preencha com *.* para pesquisar o conteúdo de todos os arquivos, e , em TEXT preencha com "meta name" por exemplo. Depois clique na lupa. Ele vai pesquisar todo o conteúdo que tenha o que escreveu em TEXT  e listar logo abaixo o nome dos arquivos. Clique no nome do arquivo a esquerda e a direita ele vai frisar as linhas que contém o texto procurado. Daí lá você observa.







QUESITO 10 - ATUALIZAÇÕES



Como já dito anteriormente, o problema não é o custo do investimento e sim o custo dos transtornos e retrabalho causados.



Atualizações são melhorias, correções de bugs e ou mais opções; e não uma mudança completa do sistema e muito menos ações que existiam em versões anteriores desaparecerem. Mesmo que sejam oferecidos novos módulos, os anteriores nunca podem desaparecer em uma nova versão.



Imagine você ter por exemplo, o sistema instalado em vários clientes, e o sistema possui um bug a ser corrigido. Daí numa nova versão corrigindo o bug outras ações deixam de existir. Ou certa função deixa de fazer o que fazia. Como você ficará nisso, como vai tratar a situação com seu cliente? Que o bug não tem solução? Ou que para corrigir o bug ele precisar de perder algo já existente no seu site? E outra, este cliente não vai ter mais melhorias? Ou você terá que refazer toda aplicação ADM novamente?



É complicado saber disso na hora de adquirir o sistema, por isso se você pensa adquirir , não tenha vergonha de perguntar por aí sobre o mesmo. Para isso utilize grupos no Face , fóruns e etc. Pesquise no Reclame Aqui, se tem muita gente reclamando e etc.




QUESITO 11 - GARANTIAS E PRAZOS.



Questione o fornecedor sobre as garantias e os prazos. Verifique por exemplo que se a garantia conta a partir da aquisição ou a partir do último update, ou de uma correção. Pois você pode receber uma correção quase no vencimento da garantia e esta correção afetar vários outros módulo ou parte do sistema; causando bugs não existente anteriormente.






QUESITO 12 - VALOR DO MÓDULOS 


Outro quesito importante é comparar o valor dos módulos com o valor do sistema adquirido. O que adianta se pagar barato no sistema principal se os módulos são caros.







Abraço a todos.















02/07/2015

WebAcappella & Internet Explorer | Configuração WebAcappella 4 para internet Explorer


TEMA: Internet Explorer 
ARTIGO: Revisado
VERSÃO:  WA  4 

Opa turma do bem..

Se você está tendo problemas com a apresentação do seu site com o Internet Explorer existem algumas maneiras para contornar situações.

Primeiramente o Internet Explorer é um browser chatinho, então para que um site feito no WebAcappella se dar bem com ele , o mesmo tem que estar atualizado e  com todos os Plugins do tipo Flash Player, Macromedia Shockware e etc instalados.

Bom, você possui maneiras um pouquinho mais avançadas do que configurar o WebAcappella editando o arquivo de stylus CSS , e até mesmo em algumas situações fazendo alguns ajustes no HTACCES.  Portanto falarei deles em outras postagens com o passar do tempo.

O que sugiro agora é ajustar primeiro a configuração no WebAcappella.

Para isso acesse a opção SITE>>PROPRIEDADE DO SITE, e clique na CATRACA.





Marque a caixa de verificação em "Ativar a gestão de captura de tela"
Marque a caixa de verificação em "Gestão automática"
NÃO marque a caixa de verificação "Forçar a renderização do IE7 no IE9"
Marque a caixa de verificação em "Codificação de caracteres em UTF-8"

Agora clique em OK , publique seu site e visite-o no Internet Explorer. Pode ser que em alguns casos apareça barra de rolagens em iframes, pode-se corrigir isto ajustando o tamanho dos mesmos.

Bom; agora se ainda apresenta problemas, o próximo passo é usar técnicas no CSS e ou no HTACCES.


Espero ter sido útil.

Abraço a todos.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...