26/09/2015

PRESTASHOP & WEBACAPPELLA | Tradução




TEMA: Prestashop integrado com Webacappella
ARTIGO: Revisado e Melhorado
VERSÃO: PRESTASHOP  1.5.x |  WEBACAPPELLA  4

Olá turma do bem!!

Continuando nosso artigo sobre Prestashop integrado com WebAcappella, vamos começar a falar da Tradução.


Então a parte de tradução eu vou dividir em 2 partes. Hoje falarei da primeira.


Antes de começar vou comentar de como gosto de trabalhar. Todo site que desenvolvo; meu cliente recebe uma área restrita a qual tem várias opções tais: 



  • Acesso ao webmail, 
  • Gerenciador de arquivos,
  • Forma do próprio cliente alterar aquela imagem que aparece no facebook se alguém clicar no botão compartilhar do site,
  • Acesso a área administrativa que é o adm do site,
  • Acesso a abertura de tickets
  • Link para o acesso ao painel da sua loja e outras coisas mais.


Enfim, procuro fornecer ao meu cliente a maior comodidade possível.


Enfim, nesta área restrita eu tenho a minha senha cadastrada também, facilita até pra mim quando tenho que executar algum chamado de suporte que envolva a loja. Desta forma não preciso ficar guardando a URL e nem abrir o projeto do WebAcappella para acessar.



Mas como não sei como cada um trabalha. Sendo assim, abra o Webacappella e clique em Back Office ou  na opção "MY shop>>Back office (url) address" e depois clique em Open para ser redirecionado ao painel da loja








É importante citar que neste artigo estou auxiliando a trocar o idioma do Prestashop para Português Brasil.




Agora selecione no menu LOCALIZATION>>TRANSLATION






Agora na área Trnaslation exchange selecione Português BR (Portuguese)





e clique em "Add or update a language"



Após então clique em "My Preferences" no topo a direita e procure o campo Language e selecione "Português BR (Portuguese)






Depois clique em Salvar na parte superior esquerda da tela. "NÃO ESQUEÇA DE SALVAR"



Bom, até agora já temos nosso Painel da loja traduzido, caso os menus superiores ainda estiverem em inglês repita esta parte:



Selecione novamente no menu LOCALIZATION>>TRANSLATION




Agora na área Trnaslation exchange selecione Português BR (Portuguese)





e clique em "Add or update a language"





Um dos motivos que gosto de ajustar o php.ini antes de tudo:

No painel da loja Em "Parâmetros avançados >> Informações da configuração" bem no fim da página, repare na figura abaixo  uma das consequências de se configurar o php.ini.




Continuando com as traduções............. 


Entre no menu Localização>> localização

Na área IMPORTAR PACOTE DE LOCALIZAÇÃO selecione Brazil  marque todas as caixas de verificação e clique em Importar.


Continuando na mesma página procure a área Localização e confira se as unidades estão todas corretas.



Ainda na mesma página, na área Avançado se Localização de idioma estiver "en" altere para "pt"

e clique em salvar


Agora vamos no menu LOCALIZAÇÃO>>TRADUÇÕES.


Logo na primeira parte em "Modificar traduções" (observe a figura abaixo)



Clicando na seta informada pela seta vermelha a) , abrirá todos os itens em que iremos traduzir
Observe que pela seta b) que para cada item deve selecionar na lista.

Sendo:
Para traduções da loja clique selecione o primeiro e clique na bandeira do Brasil, para traduções da área de administração no segundo e clique na bandeira do Brasil  assim por diante.

A cada opção traduzida será mostrado um resultado semelhante a figura abaixo:



Portanto a tradução não é assim 100% perfeita, é interessante  revisar perder o tempo revisando e adaptando as traduções.


Repare então na figura acima, a cada bloco você verá um número informando a quantidade de expressões que foram traduzidas. Clicando nesta área é mostrado todas as traduções executadas e as pedentes se existir.

Revise as traduções e as altere a seu gosto.

É importante fazer esta revisão pois lamentavelmente o Prestashop vem com com alguns errinhos até mesmo de português.

Observe na imagem abaixo que além de corrigir eu alterei a frase a meu gosto.


Depois de feita as mudanças é importante clicar em ATUALIZAR TRADUÇÕES no topo da página.

 Em alguns casos pode ocorrer do Prestashop não traduzir. Portanto isto é sinalizado em vermelho. Então vá ao campo sinalizado e preenche-o com  a tradução:




 Não esqueça de atualizar as traduções

Confesso a vocês que no caso desta loja exemplo que estou usando para nossos artigos, não farei essa revisão. Até mesmo que preciso que alguns erros apareçam para auxiliar nas correções futuras no processo da criação de nossa loja exemplo.


Após todas traduções feitas ainda na opção LOCALIZAÇÃO>> TRADUÇÕES, procure pela área
"Copiar"

Lembrando que este artigo tem como referência a tradução da loja para Português Brasil

Configure então exatamente como mostra a imagem abaixo e clique em Copiar.




Bom.. para quem pensa que terminou, tem alguns pequenos detalhes:

Detalhes que na verdade são conteúdos no banco de dados em que não são traduzidos pelas formas anteriores mostradas.

Por exemplo:

No painel do PRESTASHOP selecione a opção ADMINISTRAÇÃO>>PERFIS



Observe que o nome cadastrado para cada perfil está em inglês, então a necessidade de se alterar cada um, digitando o nome em português ou de uma forma que você ache melhor e salvar.

Agora preste atenção nos passos abaixo para que você consiga alterar sem problemas.

1) Clique no ícone apontado pela seta para editar


2) Clique na bandeira ao lado, aparecerão as demais bandeiras, daí clique na do Brasil e depois digite o conteúdo no campo. Após clique em Salvar.






Então vou adiantar e informar alguns locais que deverão ser feita as alterações manuais editando o próprio cadastro. Isso se você for aproveitar o que já está cadastrado.
Todos utilizando o processo do explicado acima.

Menus:

  • PREFERÊNCIAS>>CMS
  • CLIENTES>>GRUPOS DE CLIENTES
  • CLIENTES>>TÍTULOS
  • CLIENTES>>CONTATOS
  • PEDIDOS>>STATUS
  • PEDIDOS>>MENSAGENS DE COMPRAS



Pois é isso aí turma do bem, se alguém tiver algo a mais para complementar este artigo. Deixe em comentários para que possa atualizar..

Abração a todos

25/09/2015

Site Responsivo x Versão Mobile | PRIORIDADE 1 > Sair da Penalidade do Google






TEMA: Site Responsivo x Versão Mobile
ARTIGO: Revisado e melhorado
VERSÃO: WEBACAPPELLA  4

Olá galera do bem!

Voltamos em mais uma postagem da série Site Responsivo x Versão Mobile.


Portanto diante aos acontecimentos que algumas pessoas estão enfrentando, a prioridade mudou. 


Não sei você leitor, se você desenvolve seu próprio website, se faz por hobby ou se trabalha desenvolvendo websites para terceiros e como trabalha. No meu caso eu tenho contrato com clientes.


Ando observando que aqueles clientes em que o site não tem a versão mobile tem caído consideravelmente na quantidade de visitas. O que sei é que é uma situação muito ruim apresentar a estatística para seu cliente onde o resultado é negativo.


Muitos vão dizer: - Tem algo errado com o site, só pode.


Pior, ele está certo. Tem sim! O site não tem sua versão mobile.



 E o que fazer?



  • Chegar no meu cliente sem ter o mínimo de bom senso e dizer que ele não contratou uma versão mobile? 
  • Ignorar a situação como nada estivesse acontecendo e deixar que o mesmo fique insatisfeito até decidir cancelar o contrato?
  • Jogar a culpa no cliente dizendo que o negócio dele que não é interessante e ocultar a questão do mobile de forma não o conscientizar da situação? Saiba que uma hora pode aparecer um concorrente mostrando esta situação pra ele e ainda o convencendo que você o enganou o tempo todo.
Não sei a relação de vocês com seus clientes, mas a minha é de parceria. Cada cliente para mim é um parceiro. 

Portanto, não tem como simplesmente chegar no meu cliente e cobrar dele um site Mobile. Em qualquer ramo de atividade, um profissional que se preze passará momentos em que "vai trabalhar de graça". 

Mas como sempre digo "Olhe a Xícara por ambos os lados, a xícara tem uma alça de um lado só. Dependendo do ângulo que se olha para ela, verá a mesma xícara de formas diferentes." Então encare a situação com vários pontos de vista. 

Nesta situação, em vez de eu ser pessimista e ficar trabalhando pensando: "Que xato. to trabalhando de graça" vou pensar "O fato de esclarecer a situação com meu cliente, e fornecer uma solução vai aumentar a confiabilidade que ele tem em meu trabalho".

Galera, o seu cliente é o seu combustível para que seu negócio saia do lugar  para que ele prospere. 

Então qual a medida decidi tomar:

Simples, Contatei cada cliente, expliquei sobre as mudanças drásticas do Google e expus a solução imediata para contornar a situação no momento até tomarmos novas decisões. Informei que seria criado uma página básica a qual estaria informando que a versão mobile estava em construção e com um botão para que visite a versão Desktop" E depois seria criado a versão mobile bem simples direcionada no que é realmente é relevante sem custo algum. Assim, se ele optasse a ter uma versão mais completa para celular, neste caso sim; seria tarifado.

Desta maneira poderia salvar em menor espaço de tempo todos meus clientes da penalidade, ter tempo para um ajuste da versão Mobile simples e por fim; para os que interessassem criaria a versão mais completa e ainda teria entradas no caixa.


Diante desta história contada pra vocês, o post de hoje é:

PRIORIDADE 1 >> SAIR DA PENALIDADE DO GOOGLE


Como visto no artigo anterior vamos sequenciar este tema usando o próprio domínio do WebAcappelashow para criarmos duas ou mais versões do site.



O primeiro passo, feito anteriormente é criar a página mobile-provisoria.html

Mas seguindo nossa prioridade estaremos criando então o básico do básico para a versão mobile do site. Lembrando da meta prioritária: Sair da penalidade do Google.

Obviamente não estou querendo dizer que vamos nos posicionar melhor no ranqueamento e ou que estamos cumprindo todas as diretrizes do Google. Nossa primeira preocupação é passar no teste oficial de Google para dispositivos móveis. Se o Google disponibiliza uma ferramenta teste a qual fornece um resultado positivo ou negativo e ainda lista detalhes para correções; entende-se que passando no teste pelo menos o site está cumprindo com as principais regras e para ela está considerado um site para dispositivo móveis saindo da penalidade.



Então galera, vamos mexer no projeto do site do WebacappellaShow 

Como tenho uma prioridade, vou evitar perder tempo com novas experiências e vou criar a versão Mobile seguindo as instruções fornecidas no Blog Oficial do Webacappella.


Link da Matéria do Blog > http://blogwebacappella.fr/2013/04/04/creer-un-site-pour-les-appareils-mobiles/#more-2049


Está em Francês, mas nada que um bom translator não resolva. rs



Resumindo:




  • Configurar as páginas com 900px de largura ; pois em 1000 pixels como havia dito na postagem anterior. Conforme o blog oficial do WebAcappella 1000 px não seria muito adequado para os smartphones de tela como o iPhone.
  • Tamanho da fonte para textos: 36px
  • Tamanho da fonte para títulos: 44px 
  • Aproveitar bastante dos recursos âncora no WebAcappella ou utilizar de um menu flutuante para  páginas compridas .



Então no webacappella criei uma nova página nomeada como  mobile-provisória.html e fiz a telinha básica da básica para minha versão celular








Assim terá um botão redirecionando para a versão Desktop do site.



In no head da página principal vou inserir o seguinte código:

<script type="text/javascript">
var width = screen.width;
var height = screen.height;
if (width <= 640)
document.write("<meta http-equiv='refresh' content='0; url=http://www.webacappellashow.com.br/mobile-provisoria.html'>")


</script>




É importante citar que não são os códigos sugeridos pelo Google, estes serão explicados numa nova série de postagens que será lançada explicando como criar um site mobile no WA 4, até mesmo sem necessidade de seguir as instruções do Blog Oficial do Webacappella (link informado acima) e sem necessidade de ter projetos diferentes para cada versão. Tudo na pasta public da hospedagem.

O tema a ser lançado será "Criando um site mobile no WA 4"

Criado esta página emergencial vista pelo browser como http://www.webacappellashow.com.br/mobile/index.html



Agora testando o site no teste do Gooble  vamos conferir  o resultado:








Wowwww!!! Passamos!!!


Além de passarmos, melhor; se o internauta clicar em VERSÃO DESKTOP, ele será redirecionado para a versão desktop do site mesmo no celular. Faça o teste no seu celular e comprove.



Caso queira aproveitar este código, basta trocar os trechos em vermelho pela suas url


ps. Gostaria de lembrar que ao visitar o site pode não condizer com as telas aqui printadas. Isto porque a medida que vou postando  vou alterando o projeto de acordo com os artigos. 

Um grande abraço para todos vocês.












18/09/2015

Qual escolher? | Post 2




O google tem como objetivo entregar para o usuário o melhor conteúdo a partir de onde ele estiver independente do usuário fornecer sua localização.  A um tempo atrás ele mostrava em uma pesquisa quando o site era compatível com dispositivo móvel ou não, portanto agora ele mudou sua logística de forma os sites que não são compatíveis ou não tem uma versão para dispositivos móveis são penalizados.



Para saber se seu site está adequado as exigências do Google para dispositivos móveis clique aqui digite o endereço do seu site e clique em analisar.



Portanto houveram algumas confusões de interpretação sobre sites preparados para dispositivos móveis e sites responsivos. Um site responsivo pode não passar nos testes da google. Veja mais  clicando aqui.




O Webacappella lançou sua versão responsiva do programa (WA RC), portanto apesar de estar usando  e até já ter feitos vários sites com a mesma; não fiquei satisfeito com o resultado. Tem muito a melhorar ainda. Mais pra frente irei até criar uma série de postagens comparando situações que a WA RC perdeu muito para a WA 4.



No entanto não é necessário termos o Webacappella Responsive para que  desenvolvemos um site em versão mobile seguindo as exigências do Google para não ser penalizado.




Alguma exigências do Google são:


  • Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash
  • Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom
  • Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom
  • Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade



Mas o ideal é ir criando o projeto e ir testando no link informado acima para testes.




Alguns mitos surgiram por aí que para ser melhor posicionado no google o site deveria ser responsivo. Então vamos ver o que o Google fala sobre o site não ser penalizado.



1) Sinalize para o Google quando uma página é formatada para dispositivos móveis (ou tem uma página equivalente formatada para dispositivos móveis). Isso ajuda o Google a veicular adequadamente seu conteúdo nos resultados de pesquisa aos usuários



2) Mantenha os recursos rastreáveis. Não use o robots.txt para bloquear o acesso de mecanismos de pesquisa aos arquivos essenciais no seu site que ajudam a processar a página (incluindo anúncios). Se o Googlebot não tiver acesso aos recursos da sua página, como CSS, JavaScript ou imagens, talvez não detectemos que ela foi desenvolvida para exibir e funcionar bem em um navegador para dispositivos móveis. Em outras palavras, podemos não detectar que a página é "compatível com dispositivos móveis" e, portanto, não exibi-la adequadamente aos usuários de dispositivos móveis que realizarem pesquisas



3) Evite erros comuns que frustram os visitantes em dispositivos móveis, como vídeos que não podem ser reproduzidos (por exemplo, a maioria do conteúdo significativo da página em formato de vídeo em Flash). 





Bom, até agora o Google não menciona em nenhum momento que o site responsivo tem alguma preferência por ter uma versão mobile do site. No entanto tem muita coisa pra vir.


O que ainda não sai da minha cabeça durante todo este estudo é porque o próprio site do Google não seja responsivo. Pois se você redimensionar a tela do seu navegador verá claramente a barra de rolagem horizontal. Entende-se que o próprio Google prefere uma versão mobile do site.



O que entendo que para o Google o que importa é sempre entregar a melhor experiência para o visitante do site independente se é algo adaptável ou específico; ou seja; responsivo ou versão mobile.





Mas então, o que fazer? um site responsivo ou uma versão Mobile do site?



Vamos então analisar as vantagens e desvantagens de cada caso.:





RESPONSIVO:




ALGUMAS VANTAGENS


  • Existem várias dimensões de tela para tablets, notebooks, smartphones e até notebooks , desktop e televisores. Com o responsivo o site vai se adequar automaticamente para cada uma delas.
  • Você constrói e dá manutenção em um site só.
  • Consistência: O visitante do site terá o mesmo conteúdo tanto visitando o site pelo desktop ou por um dispositivo móvel. Todo o conteúdo será mostrado independente do dispositivo que o visitante esteja usando.
  • Possuir apenas uma url que facilita o processo de rastreamento através das ferramentas de analytics.
  • O site já está previamente preparado no caso de um novo dispositivo surgir.





ALGUMAS DESVANTAGENS

  • Lentidão: Dependendo da forma que é construído pode ocasionar demora ao carregar, algo que o Google não gosta. Pois para o Google o usuário de dispositivos móveis tem que ter a mesma sensação de estar navegando pelo desktop.
  • Complexabilidade: Um site responsivo, funcional, rápido exige muito mais complexabilidade para ser construído, requer mais scripts e códigos. Requer mais planejamento e preparo; o que pode se tornar mais demorado criar uma versão responsiva do que um site para desktop com sua versão mobile. Como vimos no artigo anterior; alguns sites pareciam ter uma versão mobile e uma versão desktop devido o fato de imagens mudarem de um dispositivo para outro. No entanto; ha como fazer através de códigos que essa mudança ocorra dependendo do dispositivo usado. Como disse, é mais trabalhoso. Sem contar que gastará mais tempo com testes pela ferramenta do Google.
  • Como o conteúdo não é totalmente otimizado para dispositivos móveis, às vezes, os sites responsivos apresentam grandes desafios para a navegação, tanto do ponto de vista dos desenvolvedores (arquitetos de informação, designers de interfaces e programadores) quanto do ponto de vista dos usuários (que terão grandes expectativas em relação à interface)



VERSÃO MOBILE



ALGUMAS VANTAGENS



  • Por ser projetado focando justamente para ser usado em dispositivos móveis, possui muito menos códigos, scripts, CSS, imagens  e arquivos html. Você pode eliminar por exemplo videos em flash que se usa no site pra desktop. Sendo na versão desktop tem , mas no mobile não tem. Desta forma se torna muito mais fácil de se usar e entender.
  •  Navegação customizada: Fica muito mais leve, pois é construído focado no que o usuário do dispositivo móvel procura. Mostrando apenas o conteúdo necessário, removendo o que é supérfluo; ou seja, qualquer coisa que possa ser administrada através de um CMS, como documentos, imagens extras e elementos que são carregados através de CSS ou JS. 
  • Muito mais rápido de se carregarem do que um site responsivo. Esta deve ser a principal razão de gigantes como Facebook, Submarino preferirem uma versão mobile. Imagine um site como o Submarino se fosse um site responsivo quanto tempo gastaria  para carregar. Os visitantes desanimariam de entrar e consequentemente o site perderia vendas. 
  • Muitas das vezes é  mais rápido desenvolver site  em duas versões do que um site responsivo o qual tem que se preocupar com o ajustes dos elementos dentro das exigências do Google. Pois não é por ser responsivo que o site passará no teste do Google. 
  • Versão mobiles é possível implementar componentes de funcionalidades específicas para Smartfones, como ligações telefônicas com apenas um toque, e até mesmo ferramentas de  geolocalização.





ALGUMAS DESVANTAGENS



  • Múltiplas urls, o que se não for bem trabalhado pode causar complicações para SEO.  
  • O compartilhamento nas redes sociais também se torna um problema devido as ferramentas Open Graph Facebook serem inseridas nas propriedades do site. O que pode ser contornado se não publicar o site para desktop no public_html (veremos sobre isto mais na frente) 
  • A criação de um site  mobile requer que o conteúdo seja substituído, modificado e atualizado em alguns locais diferentes. Sendo que se usar uma ferramenta administrativa de conteúdo no site, possa ser que tenha que atualizar em dois locais e ou ate mesmo usar dois sistemas de conteúdo em pastas diferentes na hospedagem. 
  •  Na medida que mais dispositivos móveis aparecem, haverá a necessidade de estar atento para o design do site nestes lançamentos. Um site mobile que parece ótimo em um aparelho e  horrível em outro – Exigindo atualização, reprogramação ou a construção de uma 3ª versão desse site. 
  • A versão mobile, geralmente, é um pouco diferente (tanto em termos visuais quanto em termos funcionais) da versão para desktop. É preciso investigar se os usuários esperam por uma experiência universal e consistente (e o quanto eles podem se sentir afetados, caso essa experiência uniforme não seja entregue).





E agora já se decidiu?


Vamos ajudar você: 



Faça uma lista o de tudo que terá no seu projeto. Depois reveja a lista marcando na frente de cada item com um (x) se aquele item é realmente necessário na versão mobile levando em conta as complicações da mesma na versão mobile. 

Se mais da metade da lista estiver marcada com um (x) é um momento em pensar em ter um site responsivo; caso contrário opte pela versão mobile sem pensar duas vezes. 


Ao fazer essa avaliação não esqueça do Foco. Imagine você no lugar do internauta e o que você realmente precisaria ver nesse site estando pelo celular. Como disse na postagem anterior, realmente o crescimento de navegação pelo celular aumenta a cada dia que passa. Mas é visível aos olhos que a maioria está em bate papo, sites de relacionamento, lendo matérias em blogs e afins. Sem contar utilizando aplicativos e não visitando websites.





Tem um artigo na  LocalWeb que achei interessante e vou deixar o link aqui para quem interessar. http://blog.locaweb.com.br/produtos/sitemobile/




Referente a SEO, falam-se por aí que deverá ter duas campanhas no caso do mobile. 



Mas... pensando bem; muitos  fazem a versão desktop na url principal e redirecionam para uma pasta mobile caso seja navegado pelo dispositivo móvel.  Não é necessário esta divisão de pastas; pode-se ser feito usando o mesmo local para todas as versões juntas. 
Mas na frente, ao decorrer do tempo, nas postagens desta série estarei mostrando todo o passo a passo.





A vantagem do WebacappellaShow é que não temos nada a perder de fazer este teste.



Então faremos o seguinte, vamos pensar diferente, vamos criar um site pro WebAcappellashow tanto usando o WA 4 com versões mobile, quanto o WA RC 


A responsiva será mais para testarmos pelas ferramentas do Google e compararmos o trabalho que iremos ter; além de passar dicas e plugins para sites com o objetivo de serem responsivos.


E mais, na criação destas versões utilizaremos tanto sistemas de administração de conteúdo, como também a loja Prestashop com Webacappella (no caso da Versão WA4)

Mas não dá pra fazer tudo de uma vez e em um dia só né galera. Quem dera eu pudesse ficar por conta do WebacappellaShow. Mas é fato e visível aos olhos de todos que: Tento manter o blog o mais frequente possível mesmo com minhas responsabilidades diárias.




Pois é isso aê turma do bem!!! Acompanhe o blog. 




E gostaria de passar um aviso: Atualizações, melhoras e alguma errata em qualquer postagem do blog; só será divulgado em nossa Fan page. Então curta para ficar por dentro..Abraços a todos e uma boa noite de sono.


12/09/2015

Importante saber




TEMA: Prestashop integrado com Webacappella
ARTIGO: Revisado e Melhorado
VERSÃO: PRESTASHOP  1.5.x |  WEBACAPPELLA  4

Olá galera do bem! 


Antes de iniciarmos este tema onde mostraremos várias informações de instalação, configuração e utilização; além de dicas muito úteis é importante este artigo inicial. Pois  depois de ler este artigo muitos optem em procurar outra hospedagem para a loja e até mesmo pensará duas vezes antes de usar o Prestashop integrado.

Existem muitas explicações por aí sobre a instalação da loja prestashop dentro do próprio WebAcappella. Um recurso bacana uma vez que você pode interagir site e loja em um mesmo design.  O que não se vê com tanta frequência é mostrar que existem quesitos significativos para um bom funcionamento desta loja.

E possível também ter uma loja prestashop sem a necessidade de ser pelo WebAcappella. Perde-se a facilidade de manter a loja dentro do design do site , mas ganha-se no desempenho da loja. Uma vez que não haja a necessidade desta integração a loja ganha mais velocidade a título de processamento. Por exemplo, ao clicar em um produto na vitrine, a tela com maiores informações do produto abre com maior velocidade.

Nesta série de posts vamos ter tanto uma loja integrada no Webacappella quanto uma direta na mesma hospedagem para fazermos as comparações.

Porém, não paramos por aí. Muitos serviços de hospedagem vão aceitar a instalação da loja sendo pelo WebAcappella ou não. A questão é: Ter uma loja instalada e operando é uma situação, ter a loja operando sem nenhum tipo de bug, em um ótimo desempenho conseguindo sustentar mais de 1000 itens cadastrados e uma quantidade de visitas dia considerável é outra situação.

Reparem que muitas empresas na área de hospedagem consideradas potenciais oferecem o serviço de loja gratuita até x produtos. Daíi existem os planos que a partir de x produtos a loja já segue uma tabela de preço mensal. Porque isso? Pois essas empresas sabem que se você precisar de uma quantidade considerável de produtos sendo comercializado na loja o tipo de hospedagem muda. Então se você usa o pacote gratuito e muda para um pago, eles migram de um tipo de serviço para outro sem mesmo você estiver ciente disso. 

Então tenham em mente que o desempenho da sua loja vai depender além de uma boa configuração, e o que é mais importante: de um hospedagem apropriada de acordo com a quantidade de produtos que você pretende comercializar na loja e a quantidade de visitas diárias que a loja vai ter.

Por isso antes de passar informações de tradução, configurações do servidor e etc; acho mais importante falar primeiro da hospedagem da sua loja.

A primeira coisa é fazer é saber são os requisitos pedido pelo próprio PRESTASHOP para a instalação da loja. 


  • Um nome de domínio
  • Servidor web: Apache 1.3, Apache 2.x, Nginx ouMicrosoft IIS
  • PHP 5.2+
  • MySQL 5.0+ instalado e com um banco de dados criado
  • Acesso via SSH ou FTP 

OPCIONAL

  • Na configuração do PHP, solicite que seu provedor defina memory_limit como "64M" eupload_max_file_size como "16M"
  • Certificado SSL, se você pretende processar pagamentos internamente (não é necessário para usar PayPal e Pague Seguro por exemplo)
  • Extensões PHP opcionais: GD, cURL, SimpleXML e SOAP
  • Para melhorar o desempenho: MemCached e a extensão PHP mcrypt


Os ditos opcionais são os que não precisam estar disponíveis para que se instale a loja, mas adianto que faz muita diferença no desempenho  se não os tiver. 

Todo fornecedor obviamente quer seu produto sendo usado, eu pelo menos nunca vi um fornecedor dizer REQUISITO IDEAL. É como, por exemplo a Microsoft, se instala o Windows 10 em um Celeron Dual com dois gigas de memória, mas não é uma configuração ideal para este  sistema operacional; no começo funciona até razuável mas depois de um tempo inicia-se um ciclo de formatações do equipamento até que não dá mais. Então tipo assim, funciona, mas você vai descobrir depois de passar muita raiva que não é o ideal.

Resumindo: estar beirando o requisito mínimo é apenas retardar uma decepção por ter perdido tempo.

Já temos então os requisítos mínimos informados pelo prestashop, agora temos de saber o requisito mínimo para nosso site + loja. 

Para isso após seu site criado, hospede-o localmente em uma pasta local no seu computador. Depois vá em propriedades da pasta e verifique o tamanho que esta pasta está ocupando.


No caso do exemplo sei que o site que vai conter a loja, ocupa um espaço de aproximadamente 5 mb.

Então vamos dar este valor para uma variável S para fórmula matemática  que iremos criar. Sendo


S = 5 MB


O tamanho aproximado que uma loja instalada via WebAcappella cruamente, digo sem acrescentar módulos, produtos que levam fotos  e  etc é de 50 MB.  Este valor será para a variável P. Sendo

P = 50 MB

Agora vamos definir quantos visitantes mais ou menos esperamos que visite a loja por dia. É um valor bem por alto, eu sei; e pode ser completamente diferente do esperado. Mas vou usar a lógica levando em conta de como vou divulgar minha loja. Supomos que divulgue nas redes sociais, panfletos, carros de som e assim espere para a loja cerca de 100 visitantes dia. Para a variável V darei esse valor.

V = 100 visitantes dia

Considerando que minha loja será bem atrativa, terá produtos inovadores e desperte o interesse o internauta, e que além da loja o site também vai atrair que navegue pelo mesmo; vou considerar que cada visitante vai navegar por umas 15 páginas no site. Então vou dar este valor para a variável X 

X = 15 páginas visitadas por visitante

Vou aplicar agora a seguinte fórmula matemática

(((S + P)  x V) x X) x 30 = TRASNFERENCIA MENSAL

(((5 + 50) x 100 ) x 15) x 30 = 2.475.000 mb de transferência mensal

Mas para ter uma segurança maior multiplico ainda o resultado por 3 = 7.425.000

Então  o meu requisito mínimo para transferência de dados mensal vai ser de 7.425.000 mb. 

* Este valor é baseado nas expectativas que citei no exemplo, confesso que lojas pequenas que não são consideradas grandes magazines vai exigir bem menos que isso. Pois também não terão estas quantidade de visitas, acreditem. Não pense que uma pequena loja virtual vai começar bombando pois não vai. Pequenas lojas não transmitem a mesma confiança que grandes magazines. Lojas de bairro por exemplo as vezes é muito melhor ter apenas uma vitrine para mostrar as novidades da loja para a vizinhança, e esta ir fisicamente comprar do que se aventurar em loja virtual que exige uma logística de faturamento, entrega e etc.


Só que não para por aí. Dentre o cálculo acima ainda falta entrar e-mails, transferências feitas via FTP , transferências feitas pelo próprio cadastramento de produtos na loja e etc. 

Assustei você né? Mas não se assuste. Pois na verdade 100 visitas por dia é muita coisa para uma pequena loja. 100 visitas por dia  são na média de 3000 visitas mês. Hoje em dia com a facilidade de ter um website, febre de ter um blog, inúmeras redes sociais e grandes magazines. Dificilmente uma loja pequena vai chegar a isso. Para você ter idéia a média deste blog são apenas 2000 visitas ao mês. E olha que o que tem aqui é de graça e já recebe visitas de 8 países diferentes.

O que eu quis mostrar é que uma hospedagem comum mesmo oferecida como "ilimitada"; para Prestashop via webacappella você terá uma loja lenta. Vai funcionar, mas vai ser lento. 

Você deve estar pensando: - Se é ilimitada, os valores acima não deverei levar em conta. Pois é tudo ilimitado. 

Mas tem mais detalhes vindo por aí. Até agora mostrei que além dos requisitos mínimos do PRESTASHOP, a hospedagem ter que ser ilimitada ou atender os seus requisitos mínimos também.

O que acontece também que os falados Hospedagem Ilimitada também são compartilhadas; digo essas baratas que se vêem por aí.

Você pode consultar seu serviço de hospedagem para obter essa informação.
Vamos então saber mais sobre estas hospedagens.


Hospedagem Servidor compartilhado:
Servidor de hospedagem compartilhado é  mais barato, nele temos vários servidores onde cada um tem dezenas, as vezes centenas ou ainda milhares de sites hospedados dentro dele.
Neste caso um pode até interferir no outro. Vamos dar um exemplo . O domínio www.webacappellashow.com.br utiliza uma hospedagem compartilhada. Então para eu saber com quem ele compartilha vou até este link http://www.yougetsignal.com/tools/web-sites-on-web-server/   e digito o domínio.
No momento que fiz o teste estava compartilhando com mais 77 outros domínios. E se alguns destes estiverem um considerável número de transferência mensal pode chegar até comprometer o meu. Não que o meu saia do ar, mas não terá o mesmo desempenho.

Agora compare fazendo a consulta com o domínio do Facebook. Repare que tem vários domínios, mas todos pertencem ao Facebook. Ou seja, Facebook utiliza uma hospedagem dedicada. Sendo em seu próprio servidor ou não.

Por outro lado o preço conta muito, e a empresa que lhe hospeda fica responsável pela manutenção e o funcionamento de tudo, tanto oferecendo suporte total ao produto  te insentando de preocupação no sentido técnico.

A desvantagem mesmo  é que você perde em liberdade, já que esse tipo de hospedagem não permite que cada site utilize mais do que 2% ou até 5% dos recursos totais do servidor onde estão todos os sites hospedados.
Mas por outro lado, se a loja vai ser em nível de lojinha só pra ter, olhando pro lado do custo benefício é até aceitável este tipo de hospedagem uma vez que permita fazer algumas configurações básicas , por exemplo no php.ini .

Então se de tudo ainda optar por uma hospedagem deste tipo,  entre em contato com a hospedagem, fale que vai instalar uma loja integrada com o Webacappella, se eles fornecem recursos para isso e se eles aceitam pelo menos as seguintes configurações abaixo no php.ini

    magic_quotes_gpc = off
    memory_limit = 256M ou 512M
    max_execution_time = 300
    max_input_time = 300
    upload_max_filesize = 64M
    post_max_size = 64M
    max_input_vars = 10000
    safe_mode = off    
    suhosin_post_max_vars = 10000
    suhosin_request_max_vars = 10000
    allow_url_fopen = on
    cURL - instalado para que por ex. Paypal e outros serviços web funcionem sem problemas.
    mod_rewrite = instalado e ativado

* Em outro artigo entraremos com mais detalhes em configurações no servidor



Hospedagem Servidor dedicado:
No servidor dedicado é um computador inteiro, com todos os recursos e capacidade de processamento só para o seu Blog/site, sem precisar dividir nada com ninguém a não ser com seus próprios dominios como mostrado acima no exemplo com o Facebook.
Um servidor dedicado é um computador ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade. Desta forma a única responsabilidade da empresa que você contratou, é de manter este servidor ligado e conectado o tempo todo.
Dedicado é a melhor alternativa para lojas com mais de 1000 produtos e com um quantidade considerável de visitas por dia. Também é usado para aplicações na web entre outras coisas.
Além da liberdade que você pode ter, você também pode usar até 100% dos recursos de seu servidor. Claro que não devemos usar tudo isso, caso contrario fazemos ele cair, porém seu servidor estando devidamente configurado e sendo usado de forma correta, nunca irá chegar perto desses 100%, sendo possível aguentar um numero enorme de visitantes ao mesmo tempo dentro do site, sem diminuir a velocidade ou até mesmo sem correr o risco de cair.

Podemos sentir uma diferença fazendo um teste de ping. O teste de ping conta muito para termos uma idéia da velocidade que a loja pode ter.

Para um teste de ping utilizamos um comando do dos via prompt. Então abra o prompt de comando e digite a seguinte sintaxe: ping -a e o nome do servidor. Ex(ping -a webacappellashow.com.br) 

Então vou fazer um teste do domínio do Webacappellashow que está em uma hospedagem compartilhada.

Reparem nos trechos de amarelo. Estes valores referente "tempo" quanto menores melhor. Ele mostra a velocidade de resposta entre o seu pedido e o servidor.

Vamos fazer agora com o do Submarino que é um grande magazine só para termos uma comparação.




Reparem a diferença.


Só mais um teste para sentirmos mesmo a diferença de uma hospedagem compartilhada com a dedicada.

Vamos testar com a Lojas Americanas

Reparem.


Pelo que vimos enquanto minha hospedagem o tempo médio de resposta do servidor é de 160ms; o do Submarino e das Lojas Americanas fica numa média de 16ms

Uma considerável diferença não acha?


Hospedagem semi Servidor dedicado:

Geralmente é limitada um compartilhamento a uma quantidade máxima de sites e se beneficia de uma teia de servidores dedicados dependendo do serviço que executa. É uma alternativa boa para lojas virtuais que terão um fluxo razoável, mas não como as grandes magazines.

Outro fator é saber quais datacenters o servidor utiliza; servidores que utilizam muitos datacenters fora do Brasil costuma ser lentos para acessos brasileiros.  Então essa questão de dizerem que melhor hospedar em servidores fora do Brasil é relativo. Pois depende do trajeto que vai ser feito a partir do acesso.  

As vezes utilizar uma hospedagem que usa datacenters no Brasil pode resultar num acesso mais rápido do que os que usam datacenters no EUA. Daí vai a pergunta: - O foco da sua loja é clientes no Brasil ou no exterior.?

Neste site http://www.monitis.com/traceroute/ você pode tanto ver a rota de acesso do site quanto uma comparação do acesso feito em continentes diferentes.

Você pode também usar o comando "tracert" no prompt do msdos para ter uma idéia do trajeto e do tempo de resposta de cada um..até mesmo perceber se houve no trajeto alguma falha.


O www.webacappellashow.com.br usa a hospedagem hostgator compartilhada, fazendo uma pesquisa na internet a Hostgator é considerada uma das melhores hospedagens ganhadora de vários prêmios.  Mas tem que se ter em mente que muita coisa vai variar do plano que você está contratando.  Não é porque que você ouve falar que a Hostgator é boa que sua loja vai funcionar bem em um plano compartilhado da hostgator não. 

Veja abaixo o teste com o tracert feito com o www.webacappellashow.com.br





agora compare com o do Sumarino




Então você também tem que ter em média o trajeto que a requisição da loja vai ter. 


No anda da carruagem nessa série de posts iremos criar uma loja com WebAcappellashow nesta hospedagem compartilha e poderão sentir a velocidade da loja neste tipo de hospedagem.

Dizem também por aí que uma hospedagem compartilhada fora do Brasil a qualidade é bem melhor. No entanto é bom saber também sobre o trajeto. Pois pode ser bom para quem vai acessar o site de lá e não do Brasil. 

Enfim são inúmeras questões que podem afetar o desempenho da loja e por isso antes de pensar em design e outros flu flus é primordial a definição das expectativas da loja para a escolha correta da hospedagem.


Outros detalhes que também ajudam ao escolher a hospedagem são:








  • Servidores que utilizam tecnologia nas nuvens geralmente são mais estáveis e apresentam melhores desempenhos.
  • Verifique sempre qual é o limite de tráfego mensal do servidor. Cuidado com os que dizem ser ilimitados, eles podem ter restrições que poderão lhe prejudicar
  • Verifique o espaço em disco disponível e se o mesmo é compartilhado com Banco de Dados, E-mail e Arquivos.
  • Antes de contratar faça uma ligação para a empresa, digo isso porque se você tiver algum problema você tem com quem reclamar
  • Pergunte qual é a velocidade do datacenter, se eles não souberem responder peça que pesquisem e lhe informem por e-mail. Geralmente não informam porque é muito baixa a velocidade. Se estiver abaixo de 1 GB não contrate pois você perceberá que o site esta lento para ser acessado
  • Pergunte qual é o uptime do servidor que eles garantem. Sevidores que dizem 100% estão mentindo e pergunte o que pode ser feito caso o uptime seja inferior ao tempo informado na hora do contrato.




  • Qual devo contratar para uma loja?

    Agora está a questão, a loja vai ter quantos itens cadastrados? Qual a previsão de visitas na loja? Você quer uma loja em alto desempenho ou o visitante da loja é mais paciente?

    São informações que se deve colher do seu cliente (caso você seja um profissional que estará vendendo um site com a loja virtual). Pois depois quem vai ter que fornecer todo um suporte com as problemáticas é você, e se a hospedagem não tiver adequada. nada poderá fazer. Você vai chegar para seu cliente depois dele já ter contratado o serviço e dizer que ele vai ter que pagar uma hospedagem muito mais cara que ele já paga ? 


    Para vc ver .. ter uma loja não é bem simples como parece. Por uma loja on line tem que saber bem qual as perspectivas desta loja.. Pois por a loja on line é facil dificil são as complicações depois se não for feito um bom estudo.


    No Site do Prestashop é indicado um serviço de hospedagem:


    O A2 HOSTING (https://www.a2hosting.com). 



    Outras hospedagens sugeridas em pesquisa feita pela internet, para ter uma loja Prestashop. Mas é bom deixar claro que não são sugestões minhas e não é para qualquer plano. Eu por exemplo num plano comum da Hostgator não sugiro para uma loja Prestashop com WebAcappella.


    IntelHost - https://www.intelhost.com.br/hospedagem-de-sites-prestashop/
    IConectado Host: - https://hospedagem.iconectado.com.br/hospedagem-php/
    Hostgator - https://www.hostgator.com.br
    MD HOSPEDA - https://mdhospeda.com/
    BrasilWebHost - http://www.brasilwebhost.com.br/
    Bravulink - http://www.bravulink.com.br/
    HostDime - http://www.hostdime.com.br/
    LocalWeb - http://www.locaweb.com.br/default.html
    TMD Hosting - https://www.tmdhosting.com/
    IDEON - https://ideon.net.br/hospedagem-prestashop.php



    Por fim lembro que, não quero convencer você de não usar a loja por não ter requisitos ideais, mas sim de se alertar para o investimento necessário ou até mesmo o seu cliente antes de vender algo que você não tem condições nem mesmo de dar um suporte.

    Nos próximos posts daremos inicialização na instalação da loja no que se trata de configurar melhor a hospedagem, tradução, módulos, recursos, vamos criar uma loja para o WebacappellaShow  usando a hospedagem compartilhada atual. Até mesmo para todos sentirem o desempenho.

    Abraços a todos e um bom domingo.





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