25/09/2015

Site Responsivo x Versão Mobile | PRIORIDADE 1 > Sair da Penalidade do Google






TEMA: Site Responsivo x Versão Mobile
ARTIGO: Revisado e melhorado
VERSÃO: WEBACAPPELLA  4

Olá galera do bem!

Voltamos em mais uma postagem da série Site Responsivo x Versão Mobile.


Portanto diante aos acontecimentos que algumas pessoas estão enfrentando, a prioridade mudou. 


Não sei você leitor, se você desenvolve seu próprio website, se faz por hobby ou se trabalha desenvolvendo websites para terceiros e como trabalha. No meu caso eu tenho contrato com clientes.


Ando observando que aqueles clientes em que o site não tem a versão mobile tem caído consideravelmente na quantidade de visitas. O que sei é que é uma situação muito ruim apresentar a estatística para seu cliente onde o resultado é negativo.


Muitos vão dizer: - Tem algo errado com o site, só pode.


Pior, ele está certo. Tem sim! O site não tem sua versão mobile.



 E o que fazer?



  • Chegar no meu cliente sem ter o mínimo de bom senso e dizer que ele não contratou uma versão mobile? 
  • Ignorar a situação como nada estivesse acontecendo e deixar que o mesmo fique insatisfeito até decidir cancelar o contrato?
  • Jogar a culpa no cliente dizendo que o negócio dele que não é interessante e ocultar a questão do mobile de forma não o conscientizar da situação? Saiba que uma hora pode aparecer um concorrente mostrando esta situação pra ele e ainda o convencendo que você o enganou o tempo todo.
Não sei a relação de vocês com seus clientes, mas a minha é de parceria. Cada cliente para mim é um parceiro. 

Portanto, não tem como simplesmente chegar no meu cliente e cobrar dele um site Mobile. Em qualquer ramo de atividade, um profissional que se preze passará momentos em que "vai trabalhar de graça". 

Mas como sempre digo "Olhe a Xícara por ambos os lados, a xícara tem uma alça de um lado só. Dependendo do ângulo que se olha para ela, verá a mesma xícara de formas diferentes." Então encare a situação com vários pontos de vista. 

Nesta situação, em vez de eu ser pessimista e ficar trabalhando pensando: "Que xato. to trabalhando de graça" vou pensar "O fato de esclarecer a situação com meu cliente, e fornecer uma solução vai aumentar a confiabilidade que ele tem em meu trabalho".

Galera, o seu cliente é o seu combustível para que seu negócio saia do lugar  para que ele prospere. 

Então qual a medida decidi tomar:

Simples, Contatei cada cliente, expliquei sobre as mudanças drásticas do Google e expus a solução imediata para contornar a situação no momento até tomarmos novas decisões. Informei que seria criado uma página básica a qual estaria informando que a versão mobile estava em construção e com um botão para que visite a versão Desktop" E depois seria criado a versão mobile bem simples direcionada no que é realmente é relevante sem custo algum. Assim, se ele optasse a ter uma versão mais completa para celular, neste caso sim; seria tarifado.

Desta maneira poderia salvar em menor espaço de tempo todos meus clientes da penalidade, ter tempo para um ajuste da versão Mobile simples e por fim; para os que interessassem criaria a versão mais completa e ainda teria entradas no caixa.


Diante desta história contada pra vocês, o post de hoje é:

PRIORIDADE 1 >> SAIR DA PENALIDADE DO GOOGLE


Como visto no artigo anterior vamos sequenciar este tema usando o próprio domínio do WebAcappelashow para criarmos duas ou mais versões do site.



O primeiro passo, feito anteriormente é criar a página mobile-provisoria.html

Mas seguindo nossa prioridade estaremos criando então o básico do básico para a versão mobile do site. Lembrando da meta prioritária: Sair da penalidade do Google.

Obviamente não estou querendo dizer que vamos nos posicionar melhor no ranqueamento e ou que estamos cumprindo todas as diretrizes do Google. Nossa primeira preocupação é passar no teste oficial de Google para dispositivos móveis. Se o Google disponibiliza uma ferramenta teste a qual fornece um resultado positivo ou negativo e ainda lista detalhes para correções; entende-se que passando no teste pelo menos o site está cumprindo com as principais regras e para ela está considerado um site para dispositivo móveis saindo da penalidade.



Então galera, vamos mexer no projeto do site do WebacappellaShow 

Como tenho uma prioridade, vou evitar perder tempo com novas experiências e vou criar a versão Mobile seguindo as instruções fornecidas no Blog Oficial do Webacappella.


Link da Matéria do Blog > http://blogwebacappella.fr/2013/04/04/creer-un-site-pour-les-appareils-mobiles/#more-2049


Está em Francês, mas nada que um bom translator não resolva. rs



Resumindo:




  • Configurar as páginas com 900px de largura ; pois em 1000 pixels como havia dito na postagem anterior. Conforme o blog oficial do WebAcappella 1000 px não seria muito adequado para os smartphones de tela como o iPhone.
  • Tamanho da fonte para textos: 36px
  • Tamanho da fonte para títulos: 44px 
  • Aproveitar bastante dos recursos âncora no WebAcappella ou utilizar de um menu flutuante para  páginas compridas .



Então no webacappella criei uma nova página nomeada como  mobile-provisória.html e fiz a telinha básica da básica para minha versão celular








Assim terá um botão redirecionando para a versão Desktop do site.



In no head da página principal vou inserir o seguinte código:

<script type="text/javascript">
var width = screen.width;
var height = screen.height;
if (width <= 640)
document.write("<meta http-equiv='refresh' content='0; url=http://www.webacappellashow.com.br/mobile-provisoria.html'>")


</script>




É importante citar que não são os códigos sugeridos pelo Google, estes serão explicados numa nova série de postagens que será lançada explicando como criar um site mobile no WA 4, até mesmo sem necessidade de seguir as instruções do Blog Oficial do Webacappella (link informado acima) e sem necessidade de ter projetos diferentes para cada versão. Tudo na pasta public da hospedagem.

O tema a ser lançado será "Criando um site mobile no WA 4"

Criado esta página emergencial vista pelo browser como http://www.webacappellashow.com.br/mobile/index.html



Agora testando o site no teste do Gooble  vamos conferir  o resultado:








Wowwww!!! Passamos!!!


Além de passarmos, melhor; se o internauta clicar em VERSÃO DESKTOP, ele será redirecionado para a versão desktop do site mesmo no celular. Faça o teste no seu celular e comprove.



Caso queira aproveitar este código, basta trocar os trechos em vermelho pela suas url


ps. Gostaria de lembrar que ao visitar o site pode não condizer com as telas aqui printadas. Isto porque a medida que vou postando  vou alterando o projeto de acordo com os artigos. 

Um grande abraço para todos vocês.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...